Os pneus representam um dos maiores vilões da poluição ambiental e seu devido acondicionamento tornou-se um grande problema para as cidades.
Com a proposta de qualidade de vida cada vez mais amadurecida no governo municipal, a prefeitura de Rio Claro inaugura na próxima segunda-feira, dia 7, às 9 horas, no aterro sanitário, o galpão para armazenar pneus recolhidos por borracharias e coletores.
“Poucas cidades no Estado de São Paulo estão dispondo da estrutura que Rio Claro tem para a destinação dos resíduos sólidos e aos poucos vamos atendendo as exigências da política nacional. A área específica para acondicionamento de pneus é uma grande conquista”, avaliou a secretária Olga Salomão, da Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Rio Claro.
O investimento do município ficou em torno de R$ 300 mil. O galpão tem uma área de 600 metros quadrados e capacidade para três mil pneus por mês, número esse já praticamente alcançado pelo recolhimento.
O local oferece estrutura para a execução do serviço de recebimento desse produto. O galpão foi construído com rampa e acesso adequado aos caminhões.
Com o galpão a prefeitura passa a ter um lugar seguro e corretamente sustentável para o descarte de pneus, evitando, inclusive, a proliferação de criadouros do mosquito da dengue e outros riscos de saúde pública.
A destinação final é feita por uma empresa conveniada, que faz o recolhimento do produto e o encaminha para reaproveitamento.