Além desta, outras atividades ambientais também foram realizadas na manhã de sábado em homenagem ao Dia da Árvore.
Desenvolver o meio ambiente através da inclusão e cidadania. Com esse propósito, a prefeitura, por intermédio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Agricultura, realizou na manhã de sábado (21) diversas atividades ambientais na Sala Verde do Lago Azul. O evento foi realizado também em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro. “Uma das prioridades do nosso governo são as questões ambientais, principalmente através da educação, conscientização e realização de atividades como essas. São pequenos gestos que se tornam grandes eventos e esta foi uma maneira de homenagearmos um dos maiores símbolos da preservação ambiental, que são as árvores”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve presente ao Lago Azul durante as atividades.
Na primeira atividade, chamada “Experimentando Panc – Plantas Alimentícias Não-Convencionais” os participantes puderam conhecer vegetações como erva-jabuti e beldroega, que são exemplos de plantas comestíveis que surgem de forma espontânea em quintais e canteiros, mas que não são consumidas por falta de costume ou de conhecimento.
Depois foi realizado uma ecofaxina no Lago Azul, com caminhada e recolha de lixo, além da instalação de mensagens ecológicas e de conscientização nas lixeiras espalhadas pelo local.
Também teve troca de recicláveis por kit de verduras, com arrecadação de cerca de 50 quilos de recicláveis que foram destinados para a associação de catadores de materiais recicláveis Novo Tempo.
Com a semente cultivada por crianças em uma das atividades na Sala Verde, uma muda da árvore aroeira pimenteira foi plantada ao lado do prédio, que também abriga o Jardim Sensorial, inaugurado logo em seguida.
“Com empenho e dedicação de uma equipe qualificada conseguimos realizar eventos como esse e realizar ações importantes que envolvem meio ambiente, educação, inclusão e cidadania”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Giselle Pfeifer.
O Jardim Sensorial foi desenvolvido e elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e fica na Sala Verde, que também abriga o Centro de Formação Ambiental e fica próximo da entrada do parque pela Rua 2-A. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas. Para conhecer o espaço é necessário fazer agendamento pelo telefone 3532-3992 ou pelo e-mail semarioclaro@gmail.com.
“O local foi elaborado para estimular o sistema sensorial e o desenvolvimento pedagógico focado na inclusão e cidadania. Todos estão convidados a conhecer nosso Jardim Sensorial”, comenta o gerente de planejamento ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Andrade.
O evento teve o apoio do Covabra Supermercados, da PQ Corporation e Verde Plan. Também estiveram no evento o vereador Julio Lopes, o coordenador de educação ambiental da Secretaria Municipal da Educação, Edison Andrade; o diretor de Meio Ambiente, Jonathan Leite; o diretor do departamento de resíduos sólidos, Willian de Oliveira; o gerente do Aterro Municipal, Elilson Corocher; o gerente do Departamento de Proteção Animal, Alessandro Almeida; o assessor dos direitos da pessoa com deficiência, Paulo Meyer; Sabrina Pereira, representando a ONG Mais Forte Que a Deficiência; e o Grupo de Escoteiro Santa Cruz.