A prefeitura de Rio Claro emitiu nesta segunda-feira, 21, a ordem de serviço para o início da construção dos três primeiros Ecopontos da cidade, que serão implantados no Cervezão, Jardim São Paulo e Jardim São Miguel. “Portanto, os serviços começam imediatamente”, explicou a diretora de Resíduos Sólidos da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Regina Ferreira da Silva. Os recursos foram assegurados pelo município junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, no montante de R$ 250 mil, estabelecida a contrapartida de R$ 25.714,20 para a prefeitura.
Conforme contrato assinado com a JBS Construtora, de Rio Claro, responsável pela obra, o prazo de entrega fixado é de 90 dias. A construção começará pelo Ecoponto do Cervezão, localizado junto à rotatória da Rua 6. Os técnicos da prefeitura farão a primeira medição dos serviços já no dia 29 deste mês.
“Vários desses ecopontos serão implantados, gradativamente, em todas as regiões da cidade e queremos, paralelamente, aumentar a coleta seletiva”, afirma o titular da Sepladema, Milton José Machado Luz. Os ecopontos estarão aptos a receber materiais inservíveis, como restos de construção, móveis e outros resíduos sólidos que não se confundem com o lixo doméstico. O próprio interessado deve levar os resíduos até o local de descarte, cuja utilização é gratuita.