O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, e o diretor do Instituto de Geografia e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp, Antônio Carlos Simões Pião, definiram em reunião nesta semana mais detalhes da transferência de serviços municipais para os prédios no bairro Santana onde o IGCE ficava instalado.
A cessão de uso por dez anos foi assinada em setembro e o governo municipal prepara a mudança de alguns setores para o início do ano que vem. Na sexta-feira (17), representantes da Secretaria Municipal da Educação e da Fundação Ulysses Guimarães devem vistoriar parte dos prédios cedidos pela Unesp para verificar adaptações e eventuais melhorias a serem realizadas para a reocupação daquelas instalações.
“Vamos levar para lá a sede o Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico”, confirma a diretora do departamento de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Eva Murbach, explicando que o local tem espaço bastante adequado para as atividades do CAP, como reuniões pedagógicas, cursos e atividades de formação para funcionários da rede municipal de ensino, palestras, oficinas e simpósios. “Também manteremos no local um pólo do Projeto Presença Esperança”, acrescenta.
Além do antigo prédio do departamento de Física, que será compartilhado entre o Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Fundação Ulysses Guimarães, as instalações onde estava o departamento de Planejamento do IGCE e as em que ficava o departamento de Geografia também foram cedidas para o serviço público municipal. Entre as possibilidades de utilização em estudo estão o uso pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e pelos projetos de economia solidária da Secretaria de Ação Social.
Os prédios onde funcionaram o Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp no bairro Santana estão em duas áreas, bem próximas uma da outra localizadas nas ruas 10 e 11, entre as avenidas 28 e 36. Juntas, elas somam mais de cinco mil metros quadrados de construção. São vários prédios, alguns deles históricos.
O termo de cessão de uso por 10 anos foi assinado em setembro pelo reitor Herman Jacobus Voorwald, pelo prefeito Du Altimari e pelo diretor do IGCE, Antonio Carlos Pião.