Em solenidade na manhã dessa quinta-feira (04), no salão de audiências da prefeitura, o prefeito de Rio Claro, Du Altimari, presidiu a entrega dos certificados para as escolas e empresas vencedoras do concurso “Práticas Ambientais Positivas”, realizado pela Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
O prêmio é o reconhecimento do município aos projetos e ações em defesa do meio ambiente. Neste ano os vencedores foram: em primeiro lugar o Projeto Presença Esperança – Amizade e Vida, desenvolvido no Jardim São João; em segundo lugar ficou a escola “Antonio Maria Marrote” e em terceiro lugar foi premiada a escola “Dante Egréggio”.
Todos os projetos tiveram como eixos principais a preservação da água e reaproveitamento de resíduos sólidos. As escolas municipais “Monsenhor Martins”, “Escola Agrícola” e “Jovelina Moratelli” foram agraciadas com Menção Honrosa.
O projeto empresarial vencedor foi da Unimed, que desenvolveu a conscientização ambiental para funcionários e usuários sobre a importância do uso racional da água.
O prefeito Du Altimari agradeceu o trabalho desenvolvido por todos os participantes do concurso e destacou a posição de Rio Claro como uma das melhores cidades do Estado de São Paulo para se viver, de acordo com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano; e da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados recentemente.
Para o prefeito essas conquistas do município são resultados de muitas ações realizadas nos últimos anos, principalmente na questão ambiental, considerada por ele uma das principais áreas da administração pública nos dias de hoje.
Ao se referir ao meio ambiente, Du Altimari lembrou os trabalhos de seu governo de despoluição do Ribeirão Claro e, agora, para os próximos dias, de eliminação total de resíduos contaminantes das águas do Córrego da Servidão. O prefeito também citou os investimentos no setor de água, que resultaram na diminuição de perdas e na estabilidade do abastecimento face à rigorosa estiagem.
“Todos esses avanços foram fundamentais para os índices cada vez melhores de qualidade de vida no município, por isso todos estão de parabéns”, concluiu o prefeito.
A vice-prefeita Olga Salomão também elogiou o trabalho das equipes escolares e incentivou a participação popular nos debates e ações para o meio ambiente. Olga lembrou que a região de Rio Claro necessita de uma ampla discussão sobre seus recursos minerais e comentou a respeito do diagnóstico hídrico levantado pela Sepladema e que mostra a realidade das águas no território de Rio Claro.
O prefeito recebeu das mãos dos agentes ambientais o certificado outorgado ao município pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí como “Destaque do Ano em Educação Ambiental” por intermédio de projeto da escola “Marcelo Schmidt”.
A solenidade de premiação foi acompanhada pelo vereador, vice-presidente da Câmara e gestor do PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Corumbataí e Jundiaí), Julinho Lopes; da secretária da Educação, Heloísa do Carmo; da secretária da Sepladema, Regina Ferreira da Silva; do coordenador ambiental da Secretaria da Educação, Edison Andrade; do engenheiro da Sepladema, Roberto Foresti; diretores da administração e das escolas e agentes ambientais mirins. Os vereadores João Zaine e Dalberto Christofoletti foram representados.