O prefeito Du Altimari e o Procurador do Estado de São Paulo, Alexandre Ferrari Vidotti, assinaram na manhã de quinta-feira (23) o termo de cessão de uso à prefeitura da área no bairro Cidade Jardim onde, desde outubro, funciona o Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Físico de Rio Claro.
“Essa assinatura oficializa um entendimento com o governo do estado que articulamos desde o primeiro semestre e que já está dando belos frutos”, comenta Altimari, observando que o centro está em pleno funcionamento.
Localizado em bairro nobre do município, o Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Físico fica na Avenida 23, entre as ruas cinco e seis. Conhecida como “Quadra do Ribeiro”, o local ficou por muitos anos abandonado, mas hoje, após ação da prefeitura, é espaço de alto nível para atividades esportivas à comunidade.
“As imagens falam por si só”, confirmou o procurador Alexandre Vidotti após projeção de fotos que mostraram as instalações antes e depois da recuperação providenciada pela administração municipal. “Trata-se de uma área nobre recuperada e colocada à disposição da população”, enfatizou.
O Secretário Municipal de Esportes, Reginaldo Breda, explica que a meta do governo de Rio Claro é atender a pelo menos 300 alunos até a metade de 2011. Aulas de futebol e futebol de salão já acontecem no local, que também tem espaço para atividades de rúgbi, inclusive com acomodações para a seleção rio-clarense da modalidade.
“Também vamos atender à comunidade com aulas de handebol”, antecipa Breda, lembrando que, além disso, serão desenvolvidas modalidades para pessoas portadoras de deficiência, com o objetivo de dar mais impulso à formação de para-atletas no município. A partir de fevereiro as atividades ciclísticas oferecidas pela prefeitura terão a quadra instalada no centro como espaço adicional ao ensino de técnicas de ciclismo.
“Tudo isso em um espaço que nos últimos anos era utilizado por moradores de rua e representava grande incômodo à vizinhança”, salienta o prefeito de Rio Claro, informando que o espaço esportivo, composto por uma quadra, dois campos e sede administrativa passou por reformas como reparos na sede, nos vestiários e muros, pintura interna e externa e colocação de alambrado.
Espaços públicos
Segundo Du Altimari, a implantação do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Físico dá continuidade à política de recuperação de áreas públicas adotada pela prefeitura, como uma das iniciativas de melhoria do atendimento à comunidade, a exemplo dos prédios que eram utilizados pela Unesp no bairro Altos de Santana e que em algumas semanas começam a receber departamentos do serviço público municipal.
O setor de esportes também deve ser contemplado, com possível transferência de parte do setor administrativo para a antiga Unesp Santana, para onde já está confirmada a instalação do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretária Municipal de Educação. Fundação Ulysses Guimarães, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Desenvolvimento Econômico também deverão utilizar o local.
As iniciativas do governo municipal não param por aí. O prefeito Du Altimari observa que o próximo movimento da prefeitura nessa linha será retomar os esforços para melhorar o aproveitamento da área e instalações que abrigam a escola estadual Chanceler Raul Fernandes, na Vila Operária, com grande espaço ocioso e potencial para diversificar o atendimento à comunidade.
Também participaram da assinatura do termo de cessão da área do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Físico nessa quinta-feira no paço municipal os vereadores Maria do Carmo Guilherme e Julinho Lopes, e o Secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Gustavo Ramos Perissinoto.