MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de novembro de 2013 Sem categoria

Prefeitura trabalha para recuperar estragos da chuva

Considerada a maior chuva dos últimos tempos, a tempestade que caiu na noite de domingo, 17, em Rio Claro mobilizou a Defesa Civil já mesmo antes que as primeiras nuvens atingissem a cidade. “Estávamos fazendo o monitoramento e colocamos toda nossa equipe em ação para atender aproximadamente 80 chamadas de população”, informa Danilo de Almeida Kusoishi, diretor da Defesa Civil. Membros da Secretária de Obras, Mobilidade Urbana, da Ação Social e de outras secretarias municipais também trabalharam desde os primeiros momentos.

A tempestade começou às 19h30 e se estendeu até às 20h45. O Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp registrou 129,8 milímetros de chuva, quantidade considerada muito grande. Foram 45 minutos de chuva intensa, que causou estragos em prédios públicos e particulares, derrubou árvores e arrastou carros. Os maiores problemas foram registrados na Avenida Visconde do Rio Claro, via pública em que a empresa Foz do Brasil realiza obras de canalização de esgotos. Em alguns trechos a Visconde chegou a ficar com um metro de água. Perto do Espaço Livre, a Defesa Civil socorreu duas pessoas que tiveram que se segurar numa árvore para não serem arrastadas pelas águas.

Na manhã desta segunda-feira, 18, o prefeito Du Altimari comandou reunião com a Defesa Civil e representantes das secretarias municipais para uma análise da situação e estabelecer novas ações. A prioridade é o atendimento às pessoas, o que deverá ser feito pela secretaria da Ação Social e Fundo Social com o fornecimento de alimentos e roupas.

A recuperação dos locais danificados será tratada como prioridade no cronograma de serviços da prefeitura. Nas primeiras horas desta segunda-feira, começou a remoção de galhos e árvores, a retirada de terra em vias públicas e a limpeza de prédios públicos.

Pular para o conteúdo