O município de Rio Claro, por intermédio do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), participou na última quarta-feira, 28, de um workshop sobre “Água, Agricultura e Meio Ambiente no Século XXI, nas Bacias PCJ”. O evento foi realizado no anfiteatro da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria Estadual de Agricultura de Campinas. O governo municipal está empenhado desde o inicio da atual gestão em participar do Consórcio e do Comitê PCJ. Nos anos anteriores Rio Claro ficou ausente das discussões relativas à questão dos recursos hídricos. Atualmente, o gestor ambiental, do Daae, Willy Werner Grassmann Bóbbo é membro do Comitê PCJ em quatro Câmaras Técnicas.
O evento aliou a importante função do agricultor como produtor de alimentos com a proteção dos recursos naturais. O encontro reuniu mais de 350 participantes e foi patrocinado pelos Comitês PCJ, através das Câmaras Técnicas de educação ambiental, uso e conservação da água no meio ambiente rural e de conservação e proteção dos recursos naturais.
Palestras:
1) Agricultura e Recursos Naturais – Dr. Eduardo Castanho – pesquisador do Instituto de Economia Agrícola;
2) Aspectos Legais Sobre Conservação dos Recursos Naturais no Meio Rural – Aldo Rabelo – Deputado Federal e Relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro.
Mesa Redonda:
1) Experiências Socioambientais no Meio Rural – Claudia Grabher – (Elo Ambiental) – Herta Avalos Viegas (Esalq/USP);
2) Cobrança pelo Uso da Água no Meio Rural – Isabela Clerici (IAC/SAA) – Laura Stella Peres (CRHI/SMA);
3) Pagamento por Serviços Ambientais – Marta Chaim Pinto Portas (CBRN/SMA) – Devanir Garcia dos Santos (ANA).