Grupo de funcionários da prefeitura de Guaíba, município gaúcho de 96.00 habitantes, localizado a 30 km de Porto Alegre, visitou nesta quinta-feira (29), o serviço Atende Fácil, implantado em 2012 pela administração municipal de Rio Claro. Os visitantes foram recebidos pelo secretário de Economia e Finanças, Japyr Pimentel Porto, e conheceram a estrutura e o funcionamento do sistema que centraliza todo atendimento ao público proporcionado pela prefeitura.
Na véspera, quarta-feira (28), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara D’Oeste, Rogério Bosco, também visitou o Atende Fácil de Rio Claro, encaminhado pelo vereador João Zaine. As visitas comprovam que o Atende Fácil local é referência para outras cidades e prefeituras brasileiras.
Participaram da visita o secretário de Fazenda de Guaíba, Leandro Jardim; o fiscal da Vigilância Sanitária, Jeferson Berbigier; Rose Pinhatti Jochims, coordenadora da Central Empresarial da Secretaria de Fazenda; e Francisco Laércio Baunhardt, do setor de fiscalização tributária. Integraram a comitiva os consultores da Eicon Inteligência em Controles, William Silva Campos e Jonathan Ferreira. A empresa é responsável pelos sistemas Giss Online, que Rio Claro adota desde 2007, e do I.Cad Online, introduzido em 2011.
O secretário Japyr apresentou aos visitantes alguns números do Atende Fácil, informando que o sistema atende de 400 a 500 pessoas por dia e que o tempo médio de espera é de 15 minutos. O funcionário Victor Luiz Marchiori, gerente do ISSQN do Atende Fácil, explicou que os grandes trunfos dos sistemas disponibilizados ao contribuinte residem na fácil operacionalidade e na agilidade das respostas. “O sistema I.Cad é acessado mediante cadastro, é auto-explicativo e vai orientando o navegador a cada passo”, explicou. “Nele, o cidadão pode efetuar a abertura de empresas, fechamento e até mesmo fazer consulta de viabilidade”, acrescentou.
Os consultores da Eicon situaram em 10.000 o número de acessos registrados no I.Cad de maio de 2012 até agora, e observaram que o sistema Giss Online é acionado mensalmente por 6.000 empresas diferentes. “É uma estrutura que responde bem às nossas necessidades, vem se aprimorando a cada dia e tem no contribuinte, no cidadão, seu foco de atenção”, acentuou o secretário Japyr.
Na avaliação que fez da visita ao Atende Fácil de Rio Claro, o secretário Leandro Jardim, de Guaíba, referendou o sistema. Segundo ele, seu município já tem tratativas avançadas com a empresa Eicon para instalar o serviço naquela cidade gaúcha. “Estamos finalizando o processo e quisemos conhecer a experiência de Rio Claro para vermos pessoalmente como isso funciona na prática, no dia a dia”, justificou. “Ficamos satisfeitos com o que vimos e ouvimos, essa visita foi muito produtiva e esclarecedora para nosso grupo”, disse.