A presença de Rio Claro e Piracicaba na lista de municípios que devem receber recursos do governo federal para o setor aeroportuário, amplia a expectativa dos dirigentes municipais de conseguirem a construção de um aeroporto regional. “Continuamos trabalhando neste sentido e acreditamos que esta união de esforços dos municípios aumenta as chances da região em ter o pedido atendido”, afirma o prefeito Du Altimari.
A Prefeitura de Piracicaba, administrada pelo prefeito Gabriel Ferrato dos Santos, mantém o apoio ao pleito que vem sendo tratado há anos. O projeto tem área indicada nas imediações da praça de pedágio da estrada Rio Claro-Piracicaba.
O local, inclusive, já tem o suporte de decretos prevendo a desapropriação da área, assinados pelos prefeitos de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida, e de Cordeirópolis, Amarildo Antonio Zorzo, que também apoiam o projeto de um aeroporto regional. Os dois gestores, ao lado do prefeito Altimari, se reuniram recentemente com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, para tratar do assunto.
A disposição do governo piracicabano de lutar pela reivindicação do aeroporto regional foi ratificada pelo secretário de governo daquele Município, José Antonio de Godoy, em conversa com o prefeito Du Altimari, durante encontro em Americana. “Entendemos que a implantação do aeroporto regional é irreversível e o fato de termos os dois municípios, Rio Claro e Piracicaba, relacionados no programa do governo federal de construção de aeroportos, reforça nosso handicap para conquistar este equipamento”, afirma Godoy.
O secretário expõe ainda outros argumentos fortes para que o projeto do aeroporto regional se consolide. “A região tem ótimos indicadores econômicos e sociais, é populosa, e a demanda por transporte aéreo é crescente no País e apresenta tendência de manter este crescimento nos próximos anos”, justifica. “Notadamente, a região tem um perfil em que a demanda por cargas aéreas é até mais emergencial”, observa o secretário piracicabano.
Godoy lembra que a interlocução dos dois municípios pela implantação do aeroporto regional vem desde a administração anterior de Piracicaba. O então prefeito Barjas Negri participou de reunião preliminar com Altimari, em Rio Claro, fortalecendo a posição da região pela construção do terminal aeroportuário. “Vamos continuar trabalhando para que este projeto se concretize, é obvio que a região comporta e necessita de um equipamento de porte para sustentar seu desenvolvimento”, conclui Godoy.