Umidade Relativa do Ar: a média das mínimas é de 24%, sendo a mais baixa registrada na tarde do dia 09/08 com 18%.
Temperatura Máxima: média da semana é de 27 ºC, sendo a máxima registrada de 31,2 ºC e a mínima de 21,8 no dia 15.
Temperatura Mínima: média de 11,6 ºC, sendo a máxima registrada de 17,5 ºC no dia 13 e mínima de 6,5 ºc no dia 16.
Estiagem: estamos há 36 dias consecutivos sem chuva. O total da precipitação no inverno de 2010 (solstício de Inverno no dia 20 de junho) até hoje é de 37,5 mm, sendo que 33,2 mm precipitados em um dia.
Os valores acima descritos foram ocasionados por uma massa de ar seco e frio, de forte atuação, que se encontra sobre a região sudeste do Brasil. Esses sistemas são normais para essa época do ano, visto que a característica do inverno em Rio Claro é de tempo frio e seco e ausência prolongada de chuva. Esses fatores climáticos proporcionam uma maior probabilidade da ocorrência de incêndios, além do aumento dos casos de doenças bronco-pulmonares.
Completando a tabela, níveis entre 30 e 40% são preocupantes, de 40 a 50% aceitáveis, de 50 a 80% ideal e acima de 80% saturado.
UMIDADE RELATIVA DO AR
Significa, em termos simplificados, quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e inicio da Primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta quando chove, devido à evaporação que ocorre posteriormente; em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represas; e quando a temperatura diminui (orvalho).
Os problemas decorrentes da baixa umidade do ar são as complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Quando a umidade do ar está entre 20 e 30%, deve-se ficar em estado de atenção, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc. Além disso, sempre que possível deve-se permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e consumir água à vontade.
Entre 12 e 20%, vem o estado de alerta, quando se devem observar as recomendações do estado de atenção e outras, como suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas. Com a umidade do ar abaixo de 12% convém observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta e isso determina a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, incluindo aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc. Determina, também, a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas. Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.
Fonte: http://www.cpa.unicamp.br/artigos-especiais/umidade-do-ar-saude-no-inverno.html