Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 20, no distrito de Assistência, chegou-se a uma solução consensual para assegurar a abertura do acesso ao distrito que havia sido interditado, semana passada, pela concessionária da Rodovia Fausto Santomauro, a Colinas. A reunião, a céu aberto, teve a presença da prefeita em exercício de Rio Claro, Olga Salomão, e do secretário municipal de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi, bem como de moradores e do subprefeito do distrito, Luiz Capp Junior, representantes da concessionária da rodovia, da Coplacana e da empresa de transportes Partezani.
Já no início do diálogo, a prefeita em exercício explicou que a solução haveria de privilegiar o interesse público, sem prejuízos à vontade majoritária da população local, mas salientando que o entendimento, obtido democraticamente, certamente contemplaria as reivindicações das várias partes envolvidas. “E foi isso o que sucedeu”, afirmou Olga ao sublinhar a “importância do diálogo como fator preponderante na solução de problemas”.
Com o entendimento, definiu-se que o acesso interrompido (no trevo de Assistência, sentido distrito-cidade) pela concessionária Colinas e reaberto alguns dias depois com a anuência da prefeitura, permanecerá liberado ao tráfego de veículos e pessoas por mais alguns dias. Isto, até que seja concluída a obra de readequação de outro acesso, próximo ao local.
A opção por outro acesso sugerida pela Colinas nesta sexta-feira pode não ser a ideal, mas o secretário Chiossi, que inspecionou a área nas imediações identificou uma nova opção que será apresentada e discutida com a concessionária. “Estamos fazendo contato com a empresa para estudar esta outra saída que verificamos logo após a reunião, pois neste caso a intervenção seria menor e mais rápida”, justificou. Os custos da obra seriam absorvidos por empresários da região de Assistência, que se utilizam daquelas vias.
“As obras de ampliação e adequação deste outro acesso começariam na próxima segunda-feira, 23, e, tão logo estejam prontas, resultariam no fechamento do outro acesso que, infelizmente, causou tamanha confusão na semana passada”, disse Olga. Ela registrou que a reunião desta sexta-feira, em Assistência, caracterizou-se pela disposição de todos os interessados em encontrar uma solução que atendesse a todas as partes. ”Houve boa vontade, sem dúvida, e é isso que importa”.