Com a publicação do convênio nesta segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União, Rio Claro passa a fazer parte oficialmente do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, do governo federal.
O termo de adesão foi firmado pela prefeitura com o secretário-executivo Francisco Gaetani, do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo do programa é promover a conscientização de uma cultura antidesperdício no âmbito da administração pública, estimulando também a utilização coerente dos recursos naturais – água e energia, entre outros – e dos bens públicos.
Apesar da adesão ao programa ter sido oficializada nesta segunda-feira, com a publicação no DO da União, as ações preconizadas no documento já vêem sendo desenvolvidas em Rio Claro, com ampla discussão realizada recentemente tendo como tema a situação da dengue e as estratégias para reduzir o impacto da doença na cidade.
Uma comissão que reúne representantes de várias secretarias municipais foi instituída para estabelecer e colocar em prática pautas que atendam às orientações da A3P. O grupo deve se reunir mensalmente, mas já na próxima sexta-feira (27), às 14 horas, haverá reunião extraordinária no Auditório da Educação, no Núcleo Administrativo Municipal, com foco novamente na dengue, conforme explica Leonardo Rafael de Andrade, da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Segundo o coordenador ambiental da Secretaria de Educação, Edson Norberto Andrade, a proposta da comissão é levar aos servidores municipais de todas as secretarias municipais informações sobre temas da Agenda Ambiental e estimular a participação de todos nas ações propostas.