Os projetos apresentados pela Prefeitura de Rio Claro para a inclusão no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 serão discutidos nesta sexta-feira, 30, em Brasília. A informação é do Ministério das Cidades, que enviou convite ao prefeito Du Altimari e à vice-prefeita Olga Salomão para que ambos participem de reunião técnica com o Grupo Executivo do PAC.
“Vamos discutir as propostas apresentadas ao governo federal, que está fazendo uma seleção para indicar quais os projetos que serão contemplados com recursos financeiros”, afirma Altimari.
Como os recursos solicitados pelos municípios brasileiros foram significativamente superiores aos disponíveis para esta etapa do PAC 2, o governo federal quer que os municípios indiquem suas prioridades.
“Nossa expectativa é conseguir aprovar o maior número possível de projetos, embora saibamos que muitos outros municípios tenham apresentado projetos ao PAC”, ressalta Olga Salomão, secretária de Governo, pasta que coordena a Central de Projetos, criada no ano passado especialmente para a captação de recursos nos governos estadual e federal.
Conforme levantamento divulgado pela Prefeitura, até agora o município já conseguiu o compromisso do governo federal de repassar mais de R$ 114 milhões para investimentos em obras e, do governo estadual, R$ 14,3 milhões.
“A vinda destes recursos para Rio Claro só é possível porque, no ano passado, pagamos dívidas herdadas, o que nos permitiu conseguir a Certidão Negativa de Débito (CND), sem a qual o município não recebia um centavo de outras esferas de governo”, relembra o prefeito Altimari.
O prefeito e a vice-prefeita viajam à Brasília com a expectativa de conseguirem novos recursos para Rio Claro. Na reunião desta sexta-feira serão discutidas as propostas apresentadas para as modalidades de saneamento, drenagem, contenção de encostas e pavimentação.