Dezoito anos após seu falecimento, Ulysses da Silveira Guimarães é destaque na comunidade e no meio político durante a semana que celebra em Rio Claro o ex-deputado que se consagrou como um dos mais importantes homens públicos do país. “É uma homenagem sem referência partidária”, ressaltou o prefeito Du Altimari na abertura da Semana Ulysses Guimarães na manhã de sexta-feira, na Praça da Liberdade.
Altimari, que na semana passada discutiu a construção do Memorial Ulysses com o presidente do BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) Luciano Coutinho, ressaltou a importância do memorial lembrando que “um povo sem memória não é livre em sua plenitude”.
O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Ruy Fina, disse que o homenageado é um dos maiores brasileiros da história, junto com outro rio-clarense, Siqueira Campos. “São nomes profundamente ligados a luta pela liberdade e pela democracia”, ressaltou.
A presidente da Câmara de Vereadores, Mônica Hussni Messeti também falou na solenidade, que contou com a presença de estudantes. “Muito me orgulha fazer parte de uma nova maneira de interpretar o que é democracia no Brasil”, disse. “Vocês, estudantes, darão continuidade ao legado do Dr. Ulysses, baseado na construção de um país mais justo, mais digno, baseado na liberdade e na democracia”.
A integrante do Grupo Amigos de Ulysses, Zilah Raab Sampaio, foi homenageada durante o evento, que também contou com a presença da vice-prefeita Olga Salomão e do ex-prefeito Álvaro Perin, além dos vereadores Sérgio Desiderá e Julinho Lopes.
Ao final da cerimônia, orquídeas foram plantadas sob árvores da Praça da Liberdade, e flores foram depositadas junto ao busto de Ulusses Guimarães.
A 14ª Semana Ulysses Guimarães começa em Rio Claro nessa sexta-feira, dia oito terá uma série de atividades preparadas para celebrar a memória do ex-deputado Constituinte ao longo dos próximos dias.