MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de abril de 2010 Sem categoria

Rio Claro define construção de três ecopontos

    A Prefeitura de Rio Claro está publicando no Diário Oficial desta semana o edital para a contratação de empresa que fará a construção de três ecopontos, equipamentos urbanos que darão grande contribuição para a limpeza na cidade. “Serão os primeiros de uma grande série que iremos implantar em todo o município”, anuncia o prefeito Du Altimari.
    Os ecopontos são locais destinados ao recebimento de resíduos diversos, como restos de construção civil, podas de árvore, sofás, pneus e materiais recicláveis em geral, que depois serão transferidos para o aterro sanitário. “Cada ecoponto, além de contribuir para organizar e limpar a cidade, será um novo espaço para a comunidade do entorno”, observa Regina Ferreira da Silva, diretora de Resíduos Sólidos.
    No final do ano passado, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente anunciou a destinação de R$ 250 mil para o município construir ecopontos, mediante projetos que a prefeitura de Rio Claro apresentou à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A verba foi confirmada durante reunião do prefeito Du Altimari com Ubirajara Guimarães, chefe de gabinete do secretário.
    “Conseguimos os recursos graças ao reconhecimento do governo estadual ao trabalho que temos realizado até agora”, observa Milton José Machado Luz, secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente. A liberação do recurso está em fase final de tramitação.
    O prefeito Du Altimari destaca que, em pouco mais de um ano, a prefeitura conseguiu avanços importantes no setor como a recuperação do aterro sanitário, reforma do Lago Azul, a parceria de co-gestão para a Floresta Estadual, plantio de árvores às margens do rio Corumbataí e recuperação do Jardim Público.
    “A próxima etapa será a implantação dos ecopontos”, confirma Altimari, acrescentando que o primeiro ecoponto deverá funcionar na região do Cervezão. “Nossa previsão é de que coloquemos em funcionamento ecopontos em todas as regiões de Rio Claro até o final da administração”, afirma Milton Luz. Os outros dois ecopontos que estão prestes a serem construídos irão funcionar no Jardim São Paulo e anel viário do São Miguel. As propostas das empresas interessadas em construir os ecopontos de Rio Claro serão abertas em 20 de abril.

Skip to content