Com a participação de representantes da prefeitura, Unesp e Câmara Técnica Rural, o município de Rio Claro realizou nesta sexta-feira (20), o “2º Workshop Pagamento por Serviços Ambientais em propriedades rurais do interior paulista: desafios para implementação”.
“A preservação dos recursos naturais é uma discussão contínua no nosso município, que envolve projetos e pesquisas, o que torna essencial o trabalho em parcerias para avançarmos nesta questão”, comenta a vice-prefeita Olga Salomão.
A atividade teve como proposta unir os interesses da pesquisa científica da Unesp aos da prefeitura de Rio Claro, com o intuito de propor um debate sobre os mecanismos técnicos e legais da implementação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em uma região de alta aptidão agrícola, em que se encontra o município de Rio Claro.
O evento contou com a participação do professor doutor David Lapola (da Unesp) e do coordenador da Câmara Técnica, João Baraldi. A atividade promoveu discussão sobre temas chaves para implementação legal de PSA.
Na primeira edição do workshop, ocorrida em março de 2014, foi apresentado projeto de pesquisa da Unesp-Rio Claro para produtores rurais, poder público e outros pesquisadores. O projeto visa verificar a possibilidade da implementação e operacionalização de uma política de pagamentos por serviços ambientais na cidade de Rio Claro.