MENU

accessible_forward Acessibilidade
25 de novembro de 2013 Sem categoria

Rio Claro entrega em Brasília Plano Diretor contra enchentes

O prefeito Du Altimari entregou quarta-feira, 20, no Ministério das Cidades cópia do Plano Diretor de Águas Pluviais Urbanas de Rio Claro, que prevê uma série de obras contra enchentes. “Este era documento que faltava para dar continuidade à tramitação do projeto de construção de uma grande obra contra enchentes na região do Distrito Industrial”, explica Altimari.

A obra a que se refere o prefeito também irá captar águas das chuvas em bairros como Jardim América, Vila Martins, Arco-íris e Floridiana, impedindo que cheguem ao Lago Azul. O projeto prevê uma galeria no traçado da antiga linha férrea desaguando no córrego Olinda, e, depois, ao rio Corumbataí. Por orientação do Ministério das Cidades, uma lagoa de contensão deverá ser construída próxima ao córrego Olinda.

De acordo com Plano Diretor de Águas Pluviais Urbanas de Rio Claro, o município necessita de três grandes obras de macrodrenagem: no córrego da Servidão, no córrego Olinda e no córrego Wenzel. A obra do córrego Servidão, no Jardim Inocoop, está em fase final. Para o córrego Wenzel será necessária uma lagoa de contensão próxima ao Terminal Rodoviário, para atender os bairros Jardim São Paulo e Jardim Mirassol.

“Nossa expectativa é de contar com o apoio do governo federal na realização destas obras contra enchentes”, afirma o prefeito Du Altimari, frisando o interesse do município em obter verbas a fundo perdido, recursos sem custos para o município.

Pular para o conteúdo