Evento foi realizado de domingo a quarta-feira, em Brasília.
Na 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília de domingo a quarta-feira (5), Rio Claro esteve representada com delegação composta por cinco delegados, que foram eleitos na Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado a cada quatro anos, teve como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
“O objetivo principal da conferência é a avaliação da saúde pública no país, o que inclui propostas de diretrizes para a formulação de novas ações nos três níveis de gestão: municipal, estadual e federal”, observa Américo Valdanha Netto, presidente do Conselho Municipal.
A etapa nacional foi precedida de conferências municipais e estaduais, além de conferências livres sobre temáticas específicas. Os delegados do município também participaram da etapa macrorregional de Piracicaba e da Conferência Estadual de Saúde.
A avaliação dos delegados rio-clarenses é que esta participação foi bastante positiva, conforme frisa a assistente social Adriana Freire Amorin, representante dos “usuários” do sistema de saúde. Também representante dos usuários, a profissional de educação física e pesquisadora Leticia Aparecida Calderão Sposito observa que “teve a oportunidade de debater e discutir propostas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), dialogando com usuários, profissionais de saúde e gestores de diferentes realidades brasileiras”.
A agente comunitária de saúde Milena Di Grazia Zanfelice representou o segmento dos trabalhadores. “Foram dias de trabalho árduo, com foco em fortalecer a construção das políticas públicas de saúde no Brasil”, frisou.
Para Jociellen Fernanda Goia de Souza, psicóloga da Fundação Municipal de Saúde, representante do segmento “gestores” no evento, “a participação na conferência nacional foi um momento muito importante para discussões e valorização do SUS e da democracia do nosso país”, acrescentando que se trata de um espaço muito rico, que possibilita a troca de experiências e vivências entre os estados e municípios. Também representante dos gestores, Rafael do Prado Cavello, ouvidor da Fundação Municipal de Saúde, destaca que “a conferência é uma manifestação de respeito à essência do SUS, que é a participação popular”. Rafael acrescenta que “na construção e reformulação do SUS, tivemos a oportunidade de acompanhar a colaboração tripartite, onde usuários, trabalhadores e gestores contribuíram para aprimorar a política pública mais inclusiva e vitorios