Durante a solenidade de comemoração do 9 de Julho, realizada quarta-feira pela manhã em frente ao Cemitério Municipal, o prefeito Du Altimari destacou o grande envolvimento da comunidade rio-clarense na Revolução Constitucionalista de 1932. “Foram 483 voluntários, dos quais 340 estiveram na frente de batalha”, afirmou. O prefeito também lembrou do trabalho das mulheres dos combatentes na confecção de fardamentos e citou os três rio-clarenses que morreram durante a revolução.
Carlos Brunini, Othoniel Marques Teixeira e Domingos Masullo foram homenageados com coroas de flores depositadas no mausoléu construído em honra aos soldados constitucionalistas.
Manoel José Silva, orador oficial do evento, ressaltou que o movimento não tinha finalidade política e sim de liberdade. O professor Sérgio Desiderá fez um relato histórico da revolução e afirmou que os rio-clarenses se colocaram na luta pela independência e pela liberdade.
O evento reuniu escoteiros, atiradores do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Banda União dos Artistas Ferroviários, vereadores Júlio Lopes e Dalberto Christofoletti, e Geraldo Capretz – presidente do Clube 21 Irmãos Amigos, secretários e diretores municipais.