A Prefeitura de Rio Claro realizou nesta sexta-feira, 19, uma homenagem ao Dia Bandeira. O ato cívico aconteceu em frente o Paço Municipal, com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de governo, Olga Salomão. A vice-prefeita hasteou o Pavilhão Nacional, enquanto o chefe de gabinete, Valtimir Ribeirão e o secretário municipal de Finanças, Japyr Pimentel Porto, se responsabilizaram pelos pavilhões paulista e do município, respectivamente.
O Dia da Bandeira foi instituído em novembro de 1989, quatro dias após a Proclamação da República. É considerado o símbolo máximo da Pátria e sua utilização deve cumprir todo um ritual. O Hino à Bandeira, um dos mais belos hinos oficiais, explica em sua letra o significado deste símbolo pátrio tão querido pelos brasileiros.
Entre as curiosidades que cercam a Bandeira Nacional algumas delas estão relacionadas com a posição do pavilhão nacional quando hasteado junto com outras bandeiras. Neste caso, ela deve ser a primeira a atingir o topo do mastro durante as solenidades e, inversamente, deve ser a última a descer, sempre se destacando das demais. Bandeira Nacional que permanecer hasteada à noite deve, também, ser iluminada.
Outro procedimento determinado em lei diz respeito ao que fazer com bandeira velha, suja, rasgada ou com as cores desgastadas. Quando isso acontece, a bandeira deve ser imediatamente substituída por uma nova, enquanto a descartada deve entregue aos cuidados de uma unidade militar, que providenciará, também em ritual solene, a queima da mesma no dia 19 de Novembro