Professores da rede municipal de ensino recebem capacitação para a aplicação de atividades de empreendedorismo nas escolas.
Agosto de 2011 – O Sebrae-SP Centro Paulista, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Rio Claro, realizam entre os dias 8 e 12 de agosto a capacitação para professores no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa irá mobilizar 30 professores da rede municipal que aplicarão os conteúdos para cerca de 1200 crianças entre 6 e 12 anos que participam do Projeto Presença Esperança no município.
De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Valéria Vieira Veles, a parceria com o Sebrae-SP vai acrescentar mais ferramentas às atividades diversificadas já aplicadas junto às crianças do projeto. “Nós já trabalhamos com as crianças com atividades variadas como artesanato, reciclagem, coleta seletiva, meio ambiente, entre outras, e a parceria com o Sebrae vem somar ao trabalho já desenvolvido, orientando sobre noções de empreendedorismo e oferecendo mais ferramentas ao nosso trabalho”, explica Valéria.
Ao todo, serão 28h de capacitação e os professores já começam a trabalhar os conteúdos no segundo semestre de 2011.
Jovens Empreendedores – O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos visa a disseminação da cultura empreendedora para instituições formais de ensino fundamental, a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor possibilitando uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivando à busca de inserção no mercado de trabalho com uma postura empreendedora.
Para o analista do Sebrae-SP Centro Paulista, Antonio Volante Júnior, o programa é mais uma oportunidade para incentivar a cultura empreendedora. “A cultura empreendedora deve ser desenvolvida desde cedo e as ações em parcerias com as escolas são um ponto chave nessas articulações”, avaliou.
O gerente regional do Sebare- SP Centro Paulista, Fábio Bonassi, destaca a iniciativa como um reforço entre ações de educação e empreendedorismo. “Acreditamos na acoplagem do empreendedorismo como tema transversal na educação e como um complemento para que a criança desenvolva noções de trabalho e do mundo empresarial”, disse Bonassi.
O público alvo do JEPP são professores de escolas públicas e privadas que, por meio de capacitação, poderão multiplicar junto aos alunos a proposta do curso, conforme cada ano do ensino fundamental ( 06 a 14 anos). Cerca de 130 municípios no Estado de São Paulo desenvolvem ações a partir das orientações do programa.
A metodologia é apresentada aos professores por um facilitador do Sebrae-SP para posterior replicação junto aos alunos, baseando-se em novos paradigmas de forma a pensar o empreendedorismo em um sentido amplo e sustentável, por meio da cultura da cooperação, inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania