Evento reuniu mais de 1.600 lideranças de todo o país.
Hélio Luiz Roberto do Carmo e Nivaldo da Silva Junior representaram o município de Rio Claro na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília, na condição de delegados eleitos na etapa regional. O evento reuniu mais de 1600 lideranças de todo o país para discutir e propor políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial.
Durante a conferência, os representantes de Rio Claro participaram ativamente dos grupos de trabalho e das plenárias, apresentando propostas e reforçando a importância de que cidades de médio porte sejam contempladas em programas federais voltados à juventude negra, educação, saúde, esporte e cultura.
Um dos destaques da participação de Rio Claro foi a articulação direta com órgãos federais, como o Ministério da Igualdade Racial, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a Fundação Cultural Palmares. Essas conversas tiveram como foco principal a adesão do município ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que garante acesso a recursos e apoio técnico para a implementação de políticas públicas na área.
Segundo os delegados rio-clarenses, a adesão ao Sinapir representa um passo fundamental para que Rio Claro possa estruturar programas permanentes de combate ao racismo e de valorização da cultura afro-brasileira. Os representantes de Rio Claro destacaram que a participação da cidade na 5ª Conapir foi um marco histórico e abre portas para que Rio Claro avance na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, além de permitir que esteja apto a receber mais recursos federais ligados ao tema.
Com os compromissos firmados em Brasília, o município busca encaminhar oficialmente o processo de adesão ao Sinapir nos próximos meses.
