Rio Claro participou da oficina de orientações para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Poa) realizado na semana passada pelo Ministério a Agricultura. O município foi representado pelo diretor do Serviço Municipal de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o médico veterinário Felipe Habib Tauk.
“A atividade aumenta o conhecimento e a capacitação de Rio Claro na inspeção e orientação dos produtos alimentícios industrializados na cidade, garantindo cada vez mais qualidade e segurança desses produtos”, comenta Tauk, destacando a importância do evento.
A oficina foi realizada por meio do departamento de Inspeção de Produção de Origem Animal (Dipoa), com o objetivo principal de auxiliar os serviços de inspeção que desejam aderir ao Sisbi/Poa e construir, organizar e estruturar serviços nessa área.
As palestras foram ministradas por fiscais federais agropecuários e abordaram procedimentos e registros de inspeção, boas práticas regulatórias e outros temas relativos à boa condução dos trabalhos de inspeção pelos órgãos municipais.
O Sistema de Inspeção Municipal (SIM) de Rio Claro foi implantado em 2012. A certificação pelo SIM permite solicitar a adesão ao Sisbi/Poa. Produtos inspecionados por esse sistema podem ser comercializados em todo Brasil.