A comunidade ganhará em breve uma nova maneira de conhecer a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade. Um veículo está sendo preparado para realizar passeios monitorados em algumas trilhas da floresta. A prefeitura e o Instituto Florestal finalizam as adaptações no veículo, que tem lugar para 25 pessoas e passará por período de teste.
É mais uma ação dentro do programa de revitalização do parque ambiental, que teve a quantidade de visitas quadruplicada após o trabalho conjunto entre a prefeitura e o Instituto Florestal para dar novo impulso ao antigo horto, considerado o “berço do eucalipto no Brasil” e uma das mais importantes áreas do gênero no estado de São Paulo.
“Eram cerca de mil pessoas que passavam por mês na floresta e agora estamos chegando a 3.500, até quatro mil visitas mensais”, explica o diretor do departamento de Manejo Florestal da prefeitura, José Luís Timoni.
Iniciativas como o “Floresta em Festa”, que ofereceu uma série atividades durante o recesso escolar, são tidas como essenciais nessa redescoberta da floresta pela comunidade. Segundo cálculo dos organizadores, a programação de férias no antigo horto reuniu entre seis e sete mil pessoas. “Somente em um domingo, registramos a presença de 1.800 visitantes no “Floresta em Festa”, comemora Timoni.
A parceria com a prefeitura começou no ano passado e inclui atividades com a Melhor Idade. “A Floresta é um genuíno patrimônio rio-clarense que tem muito a oferecer em termos de lazer, cultura, educação e convivência saudável com a natureza”, comenta o prefeito Du Altimari ao explicar os esforços da administração municipal em ajudar na recuperação da Floresta.
Veículo
O veículo que está sendo adaptado para fazer passeios na Floresta, em trabalho conjunto do departamento de Manejo Florestal, departamento municipal de Transporte, Secretaria de Turismo e Instituto Florestal, passará em seguida por um período de testes. “Vamos avaliar quais as melhores trilhas para serem feitas com o veículo, que também será usado em outras atividades com crianças de grupos escolares dentro da Floresta”, explica Timoni.
O veículo pertence à Floresta Estadual e não estava sendo utilizado. Entre outras melhorias, ganhou sistema de som com rádios, alto-falantes e microfone.