MENU

accessible_forward Acessibilidade
20 de dezembro de 2013 Sem categoria

Rio Claro sob 364 posições no Município Verde Azul

Rio Claro voltou a subir na classificação do programa Município Verde Azul, realizado pelo governo do estado. Com exatos quatro pontos a mais em relação ao ano passado, a cidade alcançou 62,10 pontos em 2013 e subiu 35 posições, totalizando em quatro anos uma melhora de 364 posições no ranking estadual. O resultado geral foi anunciado no dia 10 em evento na capital paulista.

“Mais do que melhorar a classificação de Rio Claro no programa estadual, as medidas ambientais que temos adotado estão garantindo mais qualidade de vida para a comunidade”, comenta o prefeito Du Altimari.

Entre as ações ambientais do município nos últimos quatro anos estão a ampliação do número de ecopontos, ampliação dos índices de tratamento de esgoto, troca de hortaliças por materiais recicláveis nas escolas municipais e a instalação da estação de tratamento de chorume.

Neste período o município saltou da posição 566 para a posição 202 no ranking do programa que, na categoria de Rio Claro, avaliou neste ano um total de 587 cidades. A consistência da rota crescente do município nas avaliações do Município Verde Azul fica explícita ao se comparar as pontuações nos últimos anos. Em 2010 o município somou 46,76 pontos (566ª posição), em 2011 foram 48,77 pontos (323ª posição), em 2012 foram 58,10 pontos (237ª posição) e neste ano a cidade totalizou 62,10 pontos (202ª posição).

A vice-prefeita e secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Olga Salomão, explica que o município trabalha não apenas para alcançar os 80 pontos que dão direito à certificação de Município Verde Azul, mas também para fazer isso de maneira consistente e duradoura. “Não é nosso interesse obter uma eventual e isolada pontuação mais alta que não se mantenha em avaliações posteriores”, comenta.

O evento no qual foi divulgada a classificação geral dos municípios aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. A prefeitura de Rio Claro foi representada por Edson Norberto Andrade, da Secretaria Municipal da Educação, e por Roberto Foresti e Miguel Melinski da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

O programa Município Verde Azul tem o objetivo de estimular a eficiência na gestão ambiental dos municípios. A participação é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição, gerenciado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA).

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações nas áreas propostas pelo programa.  A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é disponibilizado à sociedade.

As 10 diretivas avaliadas pelo programa Município Verde Azul são as referentes ao tratamento de esgoto, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental.

Pular para o conteúdo