MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de fevereiro de 2013 Sem categoria

Rio Claro tentará novos recursos no governo federal

O prefeito Du Altimari participou nesta semana, em Brasília, do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, organizado pelo governo federal com o objetivo de subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável.

O evento, cujo tema foi “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, reuniu os principais ministérios e órgãos do governo federal para apresentarem suas políticas divididas em quatro eixos: desenvolvimento social; desenvolvimento econômico; desenvolvimento ambiental e urbano; e participação social e cidadania.

Mais de cinco mil prefeitos e vice-prefeitos participaram do encontro, que somou público superior a 17 mil pessoas. “Esta possibilidade de ampliação do diálogo com os ministérios e setores do governo federal, que temos conseguido desde o primeiro ano de governo, abre perspectivas de novas parcerias com Brasília e, consequentemente, de novos recursos para Rio Claro”, avalia o prefeito Du Altimari.

O prefeito de Rio Claro participou do encontro juntamente com a vice-prefeita Olga Salomão. Participaram, ainda, o secretário de Governo Marcos Pisconti, a diretora de Ação Social Marta Adriana Barbosa Ceccato, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Pinhatti Altimari.

Na abertura do evento, a presidenta Dilma Rousseff anunciou R$ 66,8 bilhões em novos recursos para os municípios em 2013. Os investimentos são voltados para diversas áreas, como educação, infraestrutura e saúde. “Vamos preparar projetos para pleitear novos recursos para o município”, anunciou Altimari.  A vice-prefeita Olga Salomão destaca que nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Rio Claro recebeu recursos do governo federal que foram decisivos na realização de obras e serviços, nas áreas de saúde, habitação e infraestrutura urbana.

No encontro em Brasília, o governo federal também anunciou que irá reforçar o apoio técnico aos municípios na elaboração de projetos, organização de previdência própria, melhoria da arrecadação, elaboração dos Planos plurianuais (PPA) e planos municipais de saneamento e resíduos sólidos.

No encerramento, o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, destacou que o diálogo com os municípios deve crescer para que o país tenha menos fome, miséria e exploração.

Pular para o conteúdo