MENU

accessible_forward Acessibilidade
16 de janeiro de 2014 Sem categoria

Rio Claro trabalha para ampliar atenção a animais

O município de Rio Claro continua trabalhando no sentido de ampliar sua política pública de bem-estar animal. Nesta semana, o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, do município de São Carlos, veio a Rio Claro para falar do funcionamento do seu departamento.

“Nosso objetivo é colher informações que possam eventualmente subsidiar a ampliação do trabalho em Rio Claro”, afirma o prefeito Du Altimari, que participou da reunião, juntamente com a vice-prefeita Olga Salomão, os vereadores Dalberto Christofoletti e Raquel Picelli, e dirigentes municipais. Mauro Cerri Neto, presidente da Comissão de Defesa dos Animais, da OAB/Rio Claro, também participou da reunião.

Jilverson Rodrigo Damião de Moraes, dirigente de São Carlos, ressaltou o interesse de Rio Claro pelo assunto. “Já fiz palestras em vários municípios para falar do nosso trabalho, mas poucos vezes vi um envolvimento tão grande dos gestores como este que verifico aqui”, disse.

Com o envolvimento de várias secretárias municipais, a Prefeitura de Rio Claro tem realizado uma série de procedimentos e serviços no atendimento da comunidade em relação a cães e gatos e animais de grande porte, em especial cavalos.

As demandas atendidas pelo município incluem denúncias de maus tratos, abandono de animas em via pública, orientações sobre o trato com os animais domésticos e também o estímulo a adoção. “Temos desenvolvido serviços que visam o bem-estar animal e também de orientação à comunidade sobre sua responsabilidade nesta tarefa”, observa Olga Salomão, que é também secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).

O setor de informação, educação e comunicação (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses, ligado à Fundação Municipal de Saúde desenvolve palestras sobre a posse responsável de animais, oferecendo informações sobre as obrigações que o dono do animal passa a ter quando decide adotar animais de estimação, o que constitui uma forma de prevenir maus tratos e casos de abandono.

Em 2013, o IEC realizou 102 atividades, incluindo palestras e exposições em escolas municipais, estaduais e particulares, empresas, igrejas, projetos, instituições sociais e departamentos públicos, para um público de quase 23.000 pessoas.

O setor público do município de Rio Claro realizou mais de 2.200 castrações só no ano passado. O programa de castração gratuita foi implantado em 2011 pela Fundação Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses. Os serviços são gratuitos e feitos no centro cirúrgico, com prioridade para os animais pertencentes a famílias com poucos recursos financeiros para pagar essa cirurgia. Desde sua implantação, o programa de controle populacional de animais já alcançou a marca das 6.122 castrações.

O canil municipal, que funciona na Avenida 8, recebeu várias melhorias, mas o município busca recursos em Brasília para o projeto de construção de um espaço maior no Distrito Industrial, que ofereça melhores condições para o acolhimento dos animais. O projeto do novo canil está orçado em um milhão de reais.

Para comunicar casos de animais em situação de risco a pessoa pode ligar para o 156 ou acionar a Polícia Ambiental, no telefone 3523-2012.

Pular para o conteúdo