Rio Claro prepara-se para compor o pequeno grupo de quatro cidades paulistas a implantarem em suas prefeituras o projeto de Gestão Energética Municipal (GEM), que está contemplado no programa de Eficiência Energética da Elektro e conta com a retaguarda do Ibam – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.
A adesão do município ao programa foi acertada em reunião realizada nesta sexta-feira, 22, no Paço Municipal. Participaram do encontro o prefeito Du Altimari, o secretário municipal de Finanças, Japyr Pimentel Porto, o responsável da Elektro no município, José Tirapelli, o consultor para uso de energia do Ibam, Jair Antonio Bressan, Evando Romanini, da Gerência de Eficiência Energética da Elektro, e Lucas Rafacho, técnico da referida gerência.
O GEM objetiva reduzir o custo real da energia na administração pública municipal, orientar os funcionários sobre como obter economia com iluminação e aparelhos de ar-condicionado e tem o propósito de influir na mudança de políticas públicas, postulando o desenvolvimento de toda uma cultura que privilegie o uso racional da energia elétrica e enfatize as práticas de responsabilidade social.
Além de Rio Claro, o programa pioneiro está sendo aplicado nas cidades de Araras, São João da Boa Vista e Tatuí. Segundo Bressan, do Ibam, essas serão as quatro únicas cidades do estado de São Paulo que adotarão o Gem.
Estudos do Ibam indicam que com a aplicação correta do programa e o envolvimento de todos os agentes e parceiros, é possível reduzir em 10% o gasto de energia, percentual que representa uma economia considerável para o município, mas que, no entanto, tem uma implicação muito mais profunda quando se atenta para a mudança de hábitos que tende a provocar.
Na avaliação do prefeito Du Altimari, a economia gerada pelo programa é um grande incentivo para a adesão do município ao Gem. Ele, todavia, observa que é o “ganho ambiental, o que se pode auferir com a mudança de mentalidade que devem ser levados em conta”. Há alguns anos, segundo o prefeito, “essas discussões já desencadeavam debates acalorados, mas a passagem do tempo, o avanço nas transformações climáticas e os problemas que decorreram da exploração irresponsável da natureza exigem que a comunidade em geral e o gestor público passem, de fato, a ter uma atitude proativa, consciente e responsável com a vida que nos cerca.”
O comprometimento da Elektro com a causa, numa atitude estritamente voltada à responsabilidade social, também mereceu observações elogiosas do prefeito de Rio Claro. “É uma satisfação ver essa mobilização, essa disposição de repensar o presente e preparar o futuro acreditando numa sociedade partícipe, que se irmane ao poder público e ao setor privado para reescrever a história da relação homem-natureza baseada em princípios éticos, na preservação das riquezas ambientais”, assinalou.
A perspectiva da prefeitura é lançar oficialmente o programa Gem no início de agosto. Caberá ao município estruturar e montar a Unidade de Gestão Energética Municipal, indicar os servidores municipais para serem treinados na metodologia prevista pelo programa e liberar acesso a Internet para os treinamentos técnicos.
Adotado o programa, este será desenvolvido ao longo de 11 meses, aproximadamente, explica Bressan. O Ibam viabilizará o treinamento e fará o acompanhamento do programa até sua conclusão, no primeiro semestre de 2012.