MENU

accessible_forward Acessibilidade
28 de setembro de 2010 Sem categoria

Rio Corumbataí recebe 10 mil alevinos de presente de “aniversário”

Esta terça-feira, 28, foi o Dia do Rio Corumbataí, data instituída pela Lei Municipal nº 3886, de autoria do então vereador Agnelo da Silva Matos Neto, que estabeleceu normas e diretrizes para a recuperação e preservação dos recursos hídricos e áreas de preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí. A comemoração da data ocorreu no sábado, 25, no pesque-pague das Palmeiras, reunindo a comunidade da Bacia Hidrográfica do Corumbataí, produtores rurais, ambientalistas e autoridades.

Os participantes presenciaram o lançamento de 10.000 alevinos de lambari e “cará” nas águas do rio, doados pelo proprietário do pesqueiro Corumbá-taí, que foi um dos apoiadores do evento.

Esta é o terceiro ano de criação do Dia do Rio Corumbataí, organizado pelo Instituto de Proteção Sócio Ambiental (IPSA), com apoio da prefeitura de Rio Claro, Daae, Consórcio PCJ, Comitês PCJ, Foz do Brasil, Pesque-Pague Corumbá-taí e CEA-Unesp. A bacia hidrográfica em questão abrange os municípios de Rio Claro, Itirapina, Analândia, Corumbataí, Charqueada, Ipeúna, Santa Gertrudes e Piracicaba.

A bacia ocupa área de 170 mil hectares, abastece diretamente 500 mil pessoas e, indiretamente, outros cinco milhões de habitantes. Seu principal rio é o Corumbataí, que nasce em Analândia, na Serra de Santana e percorre 130 km, tendo sua foz no bairro Santa Terezinha, em Piracicaba.

Willy Werner Grassmann Bóbbo, do Daae, é um dos idealizadores do projeto e coordenou a realização anual do evento. O secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Milton Machado Luz, participou das comemorações no sábado e representou o prefeito Du Altimari e a vice-prefeita Olga Salomão. “A cada ano a população adquire uma percepção mais acentuada sobre a responsabilidade que as pessoas têm com o meio ambiente, e a comemoração do Dia do Rio Corumbataí traduz exatamente este compromisso dos cidadãos com um futuro melhor para a natureza”, afirmou o secretário.

Presentes às comemorações também o secretário municipal da Habitação, Agnelo da Silva Matos Neto, o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) Waldemar Bóbbo, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Alexandre Luis A. Vilela, o presidente do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí-Piracicaba, Luiz Sertório Teixeira, o coordenador do Programa de Proteção de Mananciais (PMM) do Consórcio PCJ, Guilherme Amstalben Valarini e o superintendente do Daae de Rio Claro, Geraldo Pereira.

Skip to content