A Prefeitura de Rio Claro abriu na segunda-feira, 31, a Semana do Meio Ambiente 2010, em solenidade no Colégio Puríssimo. O Quarteto de Violão, da Escola de Música Solar das Artes, sob a regência do maestro e violonista Pedro Cameron, abriu a solenidade com os demais componentes do grupo: Fábio Augusto Weck, Welton Leandro de Nadai e Lucas Penteado. Um excelente repertório, executado com sensibilidade, flertou com o folclore, as cantigas de roda, bailou com o tango, cativou com clássicos de Chopin e Schubert e arrancou aplausos do público presente.
O secretário Milton Machado Luz, titular da Sepladema, fez uma apresentação das atividades da pasta ao longo de 2009 e destes primeiros meses de 2010. Falou de conquistas, como o licenciamento ambiental, que já pode ser obtido em Rio Claro, beneficiando mais de 40 tipos de empresas que antes tinham de requerer o licenciamento em Piracicaba e demonstrou que a prefeitura vem se dedicando, com afinco, à unificação e atualização das leis ambientais, procurando dinamizar sua aplicação. Milton elencou a presença rio-clarense, dele próprio e do prefeito Du Altimari, em importantes órgãos que articulam políticas ambientais paulistas e estabeleceu metas para melhorar a reciclagem do lixo e a qualidade do meio ambiente no município.
Olga Salomão, vice-prefeita e secretária municipal de governo, representou o prefeito Du Altimari na ocasião, que não pode comparecer em razão de compromissos fora da cidade. Olga reiterou a importância do meio ambiente no cenário mundial, admitiu as complexidades que envolvem o tema, mas notou que o desenvolvimento sustentável, com respeito à natureza e à qualidade de vida das pessoas, é um dos quatro princípios do governo municipal e tem sido determinante para a recolocação da questão no âmbito das prioridades locais.
Olga destacou que a cidade está se “organizando em todos os aspectos desde o início da atual administração” e observou que o “descaso com o setor, ao longo de anos, rende inúmeras dificuldades ao município”. “Participaram, ainda, da mesa de abertura convocada pelo secretário de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), Milton Machado Luz, a vice-presidente da Câmara, Maria do Carmo Guilherme e os vereadores que integram a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal: Raquel Picelli (presidente), Sérgio Desiderá e Julinho Lopes. O recém-empossado presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Waldemar Bóbbo e o Prof.Dr. Antonio Carlos Simões Pião, da Unesp, também ocuparam seus assentos na mesa do cerimonial.
A vereadora Maria do Carmo destacou a atuação de seus colegas da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, assinalando que Raquel, Desiderá e Julinho estão atentos à questão, interagem com a sociedade, debatem os problemas apresentados e buscam soluções conjuntas que envolvem as esferas governamentais e a sociedade. “O Legislativo tem se dedicado ao assunto, que é um tema importantíssimo na nossa pauta política”, frisou a vice-presidente da Câmara.
“O meio ambiente permeia todas as áreas de governo, exige compromissos, não pode ser degradado mais do que já foi durante as últimas décadas”, avaliou a vereadora Raquel. Desiderá, por sua vez, lembrou que ”mudanças profundas ocorreram nas últimas décadas, mas que não podemos abdicar, na voz e nas ações, de pleitear um mundo novo para os nossos filhos, da mesma forma que precisamos criar filhos melhores para o mundo”. Na análise do vereador Julinho, o município e, em especial a Sepladema, tem realizado trabalho competente na área ambiental. Ele citou a atitude de recuperação do Aterro Sanitário, que está tornou-se “um modelo para outras cidades”.
Já Waldemar Bóbbo, presidente do Comdema, conclamou a todos – governo municipal, sociedade e mídia – para o embate diário no sentido de promover a “união em torno do debate ambiental, adotando novas e responsáveis atitudes, consagrando o respeito à ecologia como a única garantia de um futuro para as civilizações”. Ações de reuso da água, uso racional de energia e reciclagem e várias outras frentes de atividades mereceram destaque do Prof.Dr. Antonio Carlos Simões Pião, da Unesp. “A universidade tem exercido seu papel, investido em projetos com este viés e integrando-se com a comunidade na defesa ambiental”, explicou. ”Somos parceiros de Rio Claro, o meio ambiente é também a nossa causa”, frisou.
Nesta quarta-feira, 2, a programação da Semana do Meio Ambiente prossegue com sessão de cinema no Centro Cultural, às 7h30 e 13h, com foco em meio ambiente e participação de alunos das escolas municipais, que também estarão envolvidos numa visita ao Aterro Sanitário. Ainda no Centro Cultural, o público poderá ver, a partir das 13h desta quarta-feira, Exposição de Ervas Medicinais, realização da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Depois à noite, a partir das 19h, no SESI de Rio Claro, “Sistemas de Gestão Ambiental” será tema de palestra de Caroline Thiyomi Hisamatsu, enquanto o tema “Conservação e Reuso de Água na Indústria” será tratado às 20h, no mesmo local, pelo especialista em meio ambiente da Diretoria de Meio Ambiente do CIESP, Jorge Rocco.