Rio Claro celebra a Semana do Meio Ambiente de 2011 exaltando a nova vida do Ribeirão Claro, que passa por processo de revitalização. “Estamos Salvando o Ribeirão Claro! Rio limpo, vida novamente” é tema da série de atividades que acontece de segunda-feira (30) até seis de junho.
A abertura da Semana do Meio Ambiente 2011 será realizada na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, às 9 horas. Antes, a partir das 8 horas, alunos de ensino fundamental da rede municipal de educação participam de atividades educacionais que seguem até o final da tarde.
A abertura da exposição “Rio limpo, vida novamente”, marca a quinta-feira (2) no Centro Cultural “Roberto Palmari” com trabalhos de alunos que enviaram sugestões para o selo alusivo à recuperação do Ribeiro Claro.
Após a abertura no Centro Cultural, a exposição “Rio limpo, vida novamente” poderá ser vista de três a cinco de junho na Floresta Estadual, sempre das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.
Durante a abertura da exposição, na próxima quinta-feira, haverá no Centro Cultural o lançamento do selo do Ribeirão Claro e premiação das melhores propostas.
No dia três de junho (sexta-feira) a programação prossegue com a entrega de uma das mais importantes obras de saneamento básico em Rio Claro nos últimos anos. A Estação de Tratamento de Esgotos do Jardim Conduta será inaugurada às 10 horas, e também terá importante papel na recuperação do Ribeirão Claro.
No dia cinco de junho (domingo) a Floresta Estadual terá manhã e tarde de atividades em comemoração ao Dia Mundial do meio Ambiente. A programação está prevista para acontecer das 8h30 às 17 horas.
O calendário de eventos será fechado no dia seis (segunda-feira), com palestras às 19h30 na Casa do Advogado de Rio Claro. O palestrante José Fernando Vidal de Souza falará sobre “Água: fator de desenvolvimento e limitador de empreendimento”.
Ribeirão Claro
O Ribeirão Claro, o mais emblemático dos rios de Rio Claro, está ganhando nova vida. Ações do município recuperam aquele que inspirou o nome da cidade. A revitalização inclui a recuperação de dois quilômetros e meio de emissários de esgotos e a construção de outros sete quilômetros.
Em outra frente, a operacionalização da Estação de Tratamento de Esgotos do Jardim Conduta também é essencial para a despoluição do Ribeirão Claro. Cerca de 40% da água consumida pela população vem do Ribeirão Claro.