A Semana Santa altera o funcionamento do serviço público municipal de Rio Claro. A maioria das repartições não terá expediente na quinta (1) e sexta-feira (2). Alguns serviços, entretanto, atenderão em caráter emergencial no feriado prolongado.
Coleta de lixo
A coleta de lixo acontece normalmente na quinta-feira (1) em Rio Claro. Os moradores dos bairros onde o lixo domiciliar é regularmente retirado nesses dias podem colocar o material para ser recolhido como de costume. Já na Sexta-feira Santa não haverá coleta de lixo domiciliar no município.
Cata-bagulho
A operação cata-bagulho não será realizada em Rio Claro nessa quinta e nessa sexta-feira. Por isso, a próxima data do serviço nos bairros Vila São Miguel, Vila Cristina, Vila São José, Jardim Bandeirantes e Conjunto Oreste Armando Giovanni será o dia 29 de abril. Para os bairros Jardim Ipê, Vila Alemã, Vila Nova, Bela Vista, Vila Bela, Nossa Senhora da Saúde e Vila Indaiá, a próxima data do cata-bagulho, que seria nessa sexta, fica para 30 de abril.
Saúde
Quem precisar de cuidados médicos em Rio Claro na quinta e sexta-feira desta semana tem como opções os plantões 24 horas da Fundação Municipal de Saúde.
Um funciona no Pronto Atendimento do Cervezão (rua M9, 66, telefone 3533-7272) e outro atende no Pronto Socorro Municipal Integrado (avenida 15, 297, Centro, telefone 3533-5484).
Mais uma alternativa é o Pronto Atendimento do Bairro do Estádio (avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3525-6958), que ficará aberto durante o feriado em horário normal, das 7 às 23 horas, mesmo período em que atende aos sábados e domingos.
Já as unidades básicas de saúde e as unidades de saúde da família atendem até o final da tarde dessa quarta-feira (31) e voltam a atender normalmente na manhã de segunda-feira (5).
A Farmácia Popular (avenida dois entre ruas três e quatro, 3524-8800) não tem expediente nessa na quinta (1) e sexta-feira (2). Abre no sábado (3) das 8 horas ao meio dia, horário normal dos sábados. Aos domingos, não há atendimento na Farmácia Popular de Rio Claro.
Bibliotecas
As bibliotecas municipais de Rio Claro não atendem na quinta e sexta-feira desta Semana Santa. Em função do feriado prolongado, as bibliotecas também não abrem, excepcionalmente, nesse sábado (3).
As bibliotecas públicas municipais ficam no Gabinete de Leitura, na avenida quatro entre as ruas seis e cinco, Centro (3532-4077); no Centro Cultural Roberto Palmari, na rua dois, 2880, Vila Operária, junto ao Lago Azul (3522-8002); e no bairro Cervezão, na rua M15, 411 (3532-1947).
Mercado
O atendimento no Mercado Municipal de Rio Claro será normal na quinta-feira, das 8 às 18 horas. Na Sexta-feira Santa o “Mercadão” abre em horário diferenciado, das 8 horas ao meio dia. No Sábado de Aleluia (3), atendimento normal, das 8 às 18 horas; no Domingo de Páscoa (4) o Mercado Municipal fica aberto das 8 horas ao meio dia.
O Mercado Municipal é alternativa de compra para toda a comunidade e está localizado na avenida seis entre ruas oito e nove, número 850, no bairro Santa Cruz. O telefone é 3524-7151.
Água e esgoto
Emergências relacionadas à água e esgotos também têm contatos específicos durante esse feriado prolongado. No caso da água deve-se ligar para 3531-5200 e solicitar a opção “1”. Sobre esgotos, as ligações devem ser feitas para o número 0800 771-0001.
Segurança
Outros dois plantões do município serão realizados na área de segurança nesse fim de semana prolongado: a Guarda Civil Municipal pode ser acionada 24 horas pela linha 0800 771-1532 ou 153. Já a Defesa Civil de Rio Claro atende, também 24 horas, pela linha 199.
Lago Azul
O Lago Azul de Rio Claro fica aberto normalmente durante toda a Semana Santa. Recebe o público nessa quinta-feira (1), Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Referência em lazer saudável e gratuito, o parque abre de segunda a segunda sempre das 7 às 19 e horas.