O ano de 2013 foi de profundas modificações na sistemática de trabalho da Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Rio Claro, com o objetivo de readequar alguns setores e agilizar o atendimento público.
Considerada uma das secretarias mais complexas da administração municipal, a Sepladema concentra diversas atividades e ações que resultam na organização do município. Somente em processos administrativos, que vão desde autorização para festas até aprovação de empreendimentos, a equipe da secretaria analisou 30.197 documentos.
No ranking, a liderança ficou por conta de processos gerais com um total de 11.292 análises; em seguida ficou o cadastro imobiliário com 7.632 processos. No balanço das demais áreas, desenvolvimento urbano trabalhou 6.109 documentos; planejamento ambiental, 1.627; fiscalização, 1.096; na sistematização, 930; e no setor de resíduos sólidos, um total de 457 processos.
A Coap – Comissão para Aprovação de Projetos, Parcelamento e Ocupação do Solo Urbano –fez avaliação de 386 processos. A Ouvidoria recebeu 668 consultas.
“Neste um ano de trabalho na secretaria também demos espaço efetivo na participação popular com a realização das audiências públicas das leis complementares do Plano Diretor, que foi um importante passo na organização e planejamento da cidade”, comentou Olga Salomão, titular da pasta.
A Sepladema também trabalhou a Conferência das Cidades, o fortalecimento dos conselhos municipais, apoio à criação do Instituto Federal de Educação, a reestruturação dos ecopontos, educação ambiental e a elaboração do Plano de Saneamento Básico, instrumento de diretrizes para os próximos 30 anos.
Ainda dentro de suas atividades no ano de 2013, a pasta discutiu a criação de unidades de conservação e a primeira delas é a do Parque Municipal do Mãe Preta; a elaboração do diagnóstico ambiental municipal; reorganização do atendimento ao público, o fortalecimento dos servidores e os procedimentos e normas para implantação de novos loteamentos.