Está marcada para a manhã desta quarta-feira, 28, a apresentação do projeto de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab), em encontro com todos os funcionários da Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente da prefeitura de Rio Claro. Logo após, acontece reunião técnica com a secretária Olga Salomão e seus diretores.
O Plano Municipal de Saneamento Básico vai traçar as necessidades e soluções para os próximos 30 anos em quatro áreas específicas: drenagem de águas pluviais, manejo de resíduos sólidos, abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A empresa Novaes Engenharia e Construções Ltda iniciou os primeiros levantamentos para o diagnóstico geral. Na sexta-feira, 23, o departamento de engenharia fez trabalho fotográfico em diversos pontos onde se concentram os resíduos sólidos. Segundo o engenheiro Luciano Farias Novaes, para a elaboração do Plano Municipal será necessária visitação “in loco” de todos os pontos de saneamento básico que se inserem nos eixos do diagnóstico.
Na próxima semana deverá ser disponibilizado o questionário com diversas perguntas para a população sobre o serviço de saneamento básico oferecido no município. A pesquisa irá constar no site da prefeitura e distribuída em pontos específicos. Um deles será o Atende Fácil, na Avenida 2 entre Ruas 2 e 3.
A elaboração do Plamsab terá três etapas: diagnóstico com levantamento de campo; prognóstico para os 30 anos, quando serão apresentadas as soluções; e o apontamento das prioridades.
Todo trabalho executado passará por avaliação dos conselhos municipais diretamente ligados ao assunto e, posteriormente, será encaminhado para audiências públicas até dezembro.