Depois do encontro com os Conselhos Municipais, a Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Rio Claro – abre o debate sobre a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico nas comunidades e a primeira reunião será nesta quinta-feira (12), às 19 horas, na “Escola Armando Grisi”, na Avenida 56 nº 2540, região do Jardim Paulista II.
“Estamos mobilizando a população para que a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico possa ter o máximo de participação do cidadão, pois estamos construindo um projeto para os próximos 30 anos de Rio Claro”, comenta a secretária Olga Salomão.
Na semana passada a empresa Novaes Engenharia, responsável pela organização do plano, reuniu-se com representantes dos Conselhos Municipais, no auditório do NAM – Núcleo Administrativo Municipal – e apresentou toda estratégia de trabalho e os eixos que o contemplam: drenagem de águas pluviais, esgotamento sanitário, abastecimento de água e manejo de resíduos sólidos.
As etapas do plano estão divididas em: diagnóstico (fase em andamento com levantamento técnico dos locais e consulta à população), prognóstico (quais as soluções para os problemas encontrados) e, na última fase, quais as prioridades.
Além das reuniões regionais, a população também poderá participar preenchendo questionário sobre a realidade do saneamento básico na sua comunidade. O questionário pode ser retirado no Paço Municipal (Rua 3), no NAM (Rua 6) e Daae (Cidade Nova) ou preenchido pela internet. Dois endereços de acesso estarão disponíveis nos próximos dias: www.rioclaro.sp.gov.br ewww.daaerioclaro.sp.gov.br.