MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de setembro de 2011 Sem categoria

Sete de Setembro em Rio Claro renova confiança no futuro do Brasil

A democracia está consolidada no país, mas exige cuidado constante e esforço unificado diário da sociedade para seu aperfeiçoamento. Tal consenso foi extraído na manhã de quarta-feira, 7, durante manifestação de autoridades no ato comemorativo aos 189 anos da Independência do Brasil, realizado na Praça Benedito Zaine, também conhecida como 21 Irmãos Amigos.
A solenidade foi aberta com o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e do Município, bem como das bandeiras de todos os estados da federação. Em seguida, a Banda União dos Artistas Ferroviários, regida por Jorge Augusto Mendes Geraldo executou o Hino Nacional. O hino foi entoado peles integrantes do Coral Municipal e do Coral da Guarda Mirim de Rio Claro. Os presentes, incluindo autoridades civis e militares, alunos da Escola Municipal Marcelo Schmidt (que apresentaram um jogral alusivo data), escoteiros dos Grupos Santa Cruz e Marechal Rondon, atiradores do TG local e Guarda Civil Municipal também ouviram o Hino da Independência.
Orador oficial da solenidade, José Eduardo Leite discorreu sobre os indiscutíveis avanços da democracia no país que é hoje a sétima economia mundial, mas sublinhou que a Nação ainda precisa decretar a “independência da miséria, da violência e da corrupção”.
Emocionado com a reação das crianças, dos atiradores do Tiro de Guerra local e dos demais presentes à solenidade diante da execução dos hinos Nacional e da Independência, o prefeito Du Altimari disse que o Brasil é um país predestinado a vencer. “Segundo as projeções, em menos de 10 anos deveremos ser a quinta economia do mundo e temos boas razões para acreditar nessa previsão quando vemos o ritmo der crescimento atual do Brasil”, avaliou. “No entanto, não basta ter um PIB entre os maiores do mundo se isso não se refletir na erradicação das desigualdades que ainda persistem, mas temos certeza de que o governo federal tem essa consciência e fará o necessário para que atinjamos este estágio superior de desenvolvimento”, notou. “Cabe-nos participar desse processo com confiança, cumprindo nossa parte e é isso o que estamos fazendo desde 2009, quando assumimos o governo municipal”, acrescentou. “Rio Claro tem dado contribuição significativa ao Brasil, é um município em franca expansão, que enfrenta seus desafios, cresce, se estrutura e aprimora, a cada dia, a qualidade de vida da população”, destacou Altimari.
Para o deputado estadual Aldo Demarchi, o significado o 7 de Setembro está contido numa “palavra mágica, a liberdade”. Entre outras acepções do termo, “liberdade consiste em respeitar o direito do outro de discordar, é compreender que as disputas políticas não devem ultrapassar os limites da ética e do bom senso, é reconhecer e guiar-se pelo respeito às leis”, avaliou. Numa alusão ao inexorável do tempo e do uso que fazemos deste durante nossa vida, o parlamentar rio-clarense recorreu a um provérbio italiano, que compara a existência terrena a um tabuleiro de xadrez. “Ao final do jogo, o humilde peão e o poderoso rei retornam juntos à mesma caixa”, lembrou.
Em sua fala, a vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Olga Salomão, destacou que a construção da Nação começou, de fato, com a proclamação da Independência, em 1822. Ressalvou, contudo, que este processo vem sendo, desde então, “conduzido pelo próprio povo brasileiro, cidadãos de todas as raças e credos, trabalhadores, homens e mulheres de todos os rincões deste imenso país”. Olga conclamou rio-clarenses e brasileiros a reafirmarem, a todo momento, os “valores republicanos legítimos”, assinalando que o compromisso dela e do governo municipal é “com a ética na política”.
Com a Independência e, posteriormente, com a instalação da República o país percorreu um caminho diverso dos países irmãos da América Latina. “A unidade verificada aqui, em contraste com o que ocorreu com nossos vizinhos, teve grande peso na arquitetura do futuro deste país”, afirmou o vereador Sérgio Desiderá, que representou a Câmara Municipal na solenidade do Dia 7 de Setembro. Ao confessar seu otimismo com o presente e futuro, o vereador citou a criação do Banco do Brasil, referiu-se também ao Sistema Único de Saúde (SUS) como o “maior plano de saúde do mundo” e disse que o aprendizado dos brasileiros nestes quase dois séculos de independência deixa antever uma Nação vitoriosa, que cresce atenta ao desenvolvimento de seu povo, à igualdade, com distribuição de riquezas e justiça social. “Quem se liberta da escravidão, jamais voltará a ser escravo”, concluiu.
A solenidade do Dia da Independência em Rio Claro foi encerrada com o canto do Hino do Exército, numa bela e contagiante interpretação dos atiradores do Tiro de Guerra local e do Coral Cidade Azul, com acompanhamento da Banda União dos Artistas Ferroviários

Pular para o conteúdo