O arquiteto e urbanista Sílvio Iamondi exibe a partir de sexta-feira (23) os trabalhos da exposição Visão da Janela, que poderá ser vista no saguão do paço municipal dentro do programa Mostra Rio Claro.
A abertura nessa sexta será às 19h30. O público será brindado com a presença do Coral Nazareno de Rio Claro e poderá ver as obras até o dia 13 de agosto.
A proposta de Iamondi é resgatar e reutilizar materiais jogados em caçambas de entulhos. “O que é geralmente tratado como lixo recebe nesse trabalho um tratamento artístico, ganha nova vida e outras possibilidades de interação com a sociedade”, explica o arquiteto.
Segundo o artista, o principal objetivo dessa Visão da Janela é mostrar às pessoas que tudo pode e deve ser transformado e valorizado.
Exemplo são as vidraças que, filtradas pela sensibilidade de Silvio Iamondi, tornam-se janelas para um mundo de pura contemplação e um reflexo da “beleza da criação de Deus”, segundo as palavras do artista.
Materiais como Duratex tornam-se telas onde paisagens e cenas como o céu azul, a flor singela ou o vôo livre de um pássaro falam às pessoas sobre um cotidiano que muitos ainda não encontraram tempo para observar. “E deixam de perceber como a vida é bela e simples de viver”, finaliza o urbanista.
O programa Mostra Rio Claro é uma iniciativa da prefeitura para que as centenas de pessoas que passam diariamente pelo paço municipal tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais da produção artística, profissional e social de Rio Claro e região.
O paço municipal fica na rua três entre as avenidas três e cinco, no centro da cidade.