O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou na terça-feira, 20, as contas da Prefeitura de Rio Claro referentes ao ano de 2009. A decisão do tribunal foi saudada pelo prefeito Du Altimari como um “testemunho eloqüente de que a administração municipal tem gerido com seriedade, transparência e ética” as finanças do município.
“Isso nos conforta muito, pois a gestão pública é complexa, a legislação é rigorosa e as regras ditadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal exigem um exercício diário de vigilância e correção para eliminar qualquer possibilidade de equívoco”, analisa Altimari. O prefeito lembra que um dos princípios adotados em seu governo, desde o primeiro dia, concerne à transparência nos atos administrativos.
“A sociedade brasileira e nós, rio-clarenses, amadurecemos muito a partir do momento em que retornamos ao Estado de Direito, que vimos renascer a democracia com as manifestações populares pela derrocada do regime militar e pelas eleições diretas à Presidência da República, exigindo que o gestor público também se qualificasse para atuar neste novo cenário”, disse Altimari.
“Nesse sentido, a aprovação das contas de 2009 confirma que nosso esforço de tratar com todo zelo os recursos públicos, priorizando obras e investimentos que são, de fato, vitais para a população e o desenvolvimento de Rio Claro, tem o respaldo também do órgão máximo de fiscalização do Estado”, acrescentou.
Para Altimari, um símbolo do compromisso da administração municipal com a seriedade administrativa foi a implantação, ainda em 2009, do Painel da Transparência, instalado ao lado do Paço Municipal, que informa o cidadão e contribuinte sobre todas as despesas e receitas do município. “Além disso, reformulamos e aperfeiçoamos o nosso portal na internet, dando plenas condições para que a população acompanhe o dia a dia da prefeitura”, observou. “E reintroduzimos o Orçamento Participativo, que dá voz e identidade a todos, indistintamente, tornando o rio-clarense um agente ativo das transformações que a cidade requer”, concluiu.