MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de abril de 2010 Desenvolvimento Social

Violência, maus tratos e negligências levam mais de 100 pessoas ao CREAS todo mês

Violência, maus tratos e negligências levam mais de 100 pessoas ao CREAS todo mês

Violência, maus tratos e negligências levam mais de 100 pessoas ao CREAS todo mês

     O número de atendimentos oferecidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) saltou de 16 para 110, em média, neste início de ano, o que remete a um aumento de 588% no número de pessoas atendidas, de 2009 para 2010. De janeiro a novembro de 2009, prestando atendimentos no bairro do Estádio, o CREAS atendeu 180 pessoas. Com a mudança para a Rua 8, no bairro Santana, no início de dezembro de 2009, passou a atender cerca de 110 pessoas por mês.

         São crianças, adolescentes, mulheres, homens idosos e portadores de necessidades especiais, em sua maioria vítimas de violência física, sexual, maus tratos e negligências, que procuram ajuda de profissionais especializados.

         “O crescimento desta clientela ocorreu devido ao aumento da divulgação, ampliação de programas em parceria com a Rede Social e também pela implementação de serviços que antes não eram oferecidos devido à infraestrutura do prédio em que funcionava anteriormente”, diz Sonia Maria Catel Gerner, diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Ação Social.

         Dentro os novos serviços oferecidos pelo CREAS encontram-se:

  • enfrentamento à violência contra adultos, idosos, portadores de deficiência, crianças e adolescentes;
  • orientação e acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida sócioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC);
  • orientação e acompanhamento de famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
  • orientação e acompanhamento de crianças e adolescentes em regime de acolhimento institucional, visando à reintegração familiar/comunitária.

         O CREAS é uma unidade pública estatal de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários. “Essa integração envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que possibilitam apoio e acompanhamento individualizado especializado”.

         Atende a crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos em situação de risco, oferecendo acompanhamento técnico especializado, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de risco vivida.  

         Formada por assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores de rua, a equipe do CREAS presta serviços de acompanhamento social e psicológico, orientação jurídica e encaminhamento para rede de serviços disponíveis do município.     

         Podem procurar pelos serviços do CREAS todas as pessoas que são vítimas de violência intra-familiar, dentre elas as violências física, sexual, psicológica, racial, patrimonial e moral.

         O CREAS atende na Rua 8, 3131 – esquina com a Avenida 42, no Santana. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 3523-6439.

Pular para o conteúdo