MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de novembro de 2010 Turismo

ABPF inaugura núcleo em Rio Claro e parte para implantação do Museu Ferroviário

Inaugurado no sábado, 13, em Rio Claro, o Núcleo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade fundada em setembro de 1977 e que foi constituída também no município a partir de agosto deste ano, tendo como diretor administrativo Eder Schmetzler.  A ABPF conta, atualmente, com sete regionais no estado de São Paulo e outras tantas em várias unidades da federação.

A solenidade que marcou a inauguração da ABPF no município teve a presença de associados da entidade, ferroviários, ex-ferroviários, diretores de entidades ligadas à ferrovia e do secretário municipal de Turismo, Renê Neubauer. Também participaram o sócio fundador e diretor administrativo da regional de Campinas, Ivo Arias e Antonio Edison Laurindo dos Santos, membro do Conselho Fiscal da unidade campineira, bem como de Geraldo Godoy, apontado como responsável pelo início do movimento que culminou com a inauguração do núcleo local da ABPF.

A sede inaugurada ocupa a antiga cabine de sinalização da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), junto à passagem de nível da Rua 1, entre as ruas 1 e 1-B, no centro de Rio Claro. O mobiliário que decora o núcleo também tem história e é oriundo da CPEF.

Embora o principal objetivo da ABPF seja a preservação da memória ferroviária, cuja história está associada ao desenvolvimento do país, ao surgimento das cidades, a entidade em Rio Claro tem como meta a criação do Museu da Ferrovia, antiga proposta que ganhou maior vigor a partir de 2009, contando com a simpatia do governo municipal, que também valoriza esse capítulo importante na trajetória do município.

O secretário Renê Neubauer ressaltou que em Rio Claro funcionou a principal oficina da ferrovia no Brasil e América Latina e que aqui se concentra o maior acervo de material rodante do país.

A ABPF tem em seu histórico um trabalho incansável pela manutenção da memória. A entidade inclusive, se dedica ao restauro de locomotivas, vagões de passageiros e até mesmo de algumas estações.

Skip to content