Trezentos alunos da escola estadual Professor João Baptista Negrão Filho, do bairro Jardim Guanabara em Rio Claro, estão conhecendo um pouco mais a cidade onde vivem. Parceria entre a prefeitura e a Secretaria Estadual da Educação está realizando, desde agosto até o final desta semana, visitas monitoradas a pontos turísticos do município dentro do programa Estação Turismo.
Usina-parque do Corumbataí, Floresta Estadual, paço municipal e praça Dalva de Oliveira são alguns dos locais visitados. A ação, batizada de “Conhecendo Rio Claro”, tem a meta de ampliar o conhecimento desses estudantes a respeito da própria cidade e sua história. A escola João Batistas Negrão foi escolhida por ficar em bairro afastado da região central e por atender a muitos alunos de baixa renda que pouco conhecem Rio Claro além da vizinhança onde moram.
“Falta tempo aos pais e maiores estímulos para incrementar a vida cultural desses estudantes”, explica Ronei Grella, da Secretaria Municipal de Turismo, acrescentando que o atendimento foca alunos da quinta a oitava séries.
“Os alunos ficaram chocados com a poluição dos rios, mas também impressionados com a beleza do local, além de compreenderem o processo de geração de energia”, comenta a professora Andiara Tarossi sobre a visita feita à Usina-parque do Corumbataí. Já a professora Luciana dos Santos destacou o resgate cultural e a conscientização da preservação ambiental e da sustentabilidade demonstrada pelos estudantes após a visita à Floresta Estadual. “Também devemos destacar o preparo e atuação dos monitores da Usina, da Floresta e os da Secretaria de Turismo”, salienta.
Além da participação de guias e monitores, o projeto vai além dos passeios e inclui pesquisa e estudo dos lugares visitados, a partir da participação direta dos professores da escola na preparação das atividades e trabalho em grupo utilizando revistas e jornais.
A parceria entre a prefeitura e a Secretaria Estadual da Educação acontece dentro do projeto Vivendo Valores, do governo do estado, que visa estimular um processo de aprendizagem baseado na vida cotidiana e no resgate de valores pautados pelos direitos humanos e respeito à natureza. O projeto é multidisciplinar e na escola João Baptista Negrão está sendo realizado em várias frentes e áreas ao longo de 2010.