MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de abril de 2010 Turismo

Após uma década, prefeitura retoma restauração de salas da antiga estação

    Quase dez anos após terem sido iniciadas, as obras de restauração das salas da antiga estação ferroviária foram retomadas nesta semana pela prefeitura de Rio Claro. Além de importante passo para a preservação de um dos principais patrimônios históricos e arquitetônicos da cidade, o trabalho dá largada à série de iniciativas que comemoram o centenário do prédio que, concluído em 1910, começou a ser utilizado pela população no ano seguinte.
    “São 100 anos de vida econômica, social e cultural representados nesse marco rio-clarense”, resume o prefeito Du Altimari. “No momento em que estamos iniciando uma nova etapa na história urbanística de Rio Claro com a reutilização da área que hoje recebe os trilhos da antiga estrada de ferro, a preservação deste prédio mantém viva a memória daquilo que a ferrovia representa para a nossa sociedade”, completa.
   

Obras de restauração das salas da antiga estação ferroviária foram retomadas nesta semana pela prefeitura de Rio Claro

Obras de restauração das salas da antiga estação ferroviária foram retomadas nesta semana pela prefeitura de Rio Claro

Salas
    Seis salas estão sendo restauradas. O trabalho é concentrado na recuperação de forros, pisos, janelas e portas que, atualmente muito comprometidos, relegam esses recintos a simples depósitos. “Com a reforma, a estação ganhará mais espaço para exposições e atividades diversificadas”, explica o secretário municipal de Turismo, Renê Neubauer. A própria pasta, que está sediada desde o início da década em uma sala da antiga estação, também terá mais espaço para o desenvolvimento dos trabalhos diários.
    “A Secretaria de Turismo ocupa justamente uma das únicas salas que foram recuperadas quando a prefeitura recebeu o aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), em 2001, para restaurar a estação”, continua Neubauer.
    Por se tratar de restauro e não de apenas uma reforma, o trabalho deve respeitar as características originais do prédio e, portanto, é mais minucioso e demorado. Contudo, não vai prejudicar a realização de atividade que vêm acontecendo nos últimos nove anos, uma vez que as salas em reforma estavam sem uso para o público. Custeada com investimentos da própria prefeitura, essa primeira etapa da obra está estimada em R$ 44 mil e deve ser concluída até o início do ano que vem, centenário do início de utilização da estação.
Museu
    Um dos projetos vinculados à recuperação de salas da antiga estação é a implantação do Museu da Ferrovia em Rio Claro. A idéia mobiliza a Secretaria de Turismo desde o ano passado, quando vários museus similares foram visitados por representantes da atual administração na busca de referências.
    “Também em 2009 reabrimos o túnel que passa na avenida oito sob a linha férrea, antigamente utilizado pelos pedestres durante a passagem e manobras dos trens na superfície”, lembra o secretário de Turismo. Com a reativação do túnel a cidade ganhou mais um espaço cultural que começou a receber o público justamente com uma exposição sobre ferrovia.
    Nos próximos meses a Secretaria de Turismo pretende mobilizar a comunidade para angariar o material que ficará em exposição no Museu da Ferrovia. “Pessoas que tiverem material fotográfico guardado no fundo do baú, objetos relacionados aos serviços desenvolvidos pelos profissionais na época de ouro da ferrovia, uniformes antigos esquecidos no guarda-roupa e similares, poderão colaborar para a preservação da memória ferroviária de Rio Claro”, adianta Renê Neubauer.

História
    A relação entre o município e a ferrovia é mais antiga que o atual prédio que a prefeitura começa a recuperar, e remete à construção, em 1876, da primeira estação ferroviária da cidade. Trinta e quatro anos depois, aquelas instalações foram substituídas pelas dependências que ainda hoje, no encontro da rua um com a avenida um, são ponto de referência no centro histórico rio-clarense.

Obras de restauração das salas da antiga estação ferroviária foram retomadas nesta semana pela prefeitura de Rio Claro

Obras de restauração das salas da antiga estação ferroviária foram retomadas nesta semana pela prefeitura de Rio Claro

Pular para o conteúdo