MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de abril de 2014 Turismo

Audiência pública discute Plano de Desenvolvimento Turístico de Rio Claro

A Prefeitura de Rio Claro realiza nesta quinta-feira, 24, às 19 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, audiência pública para a discussão do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município. O debate é aberto à participação da comunidade e dos representantes dos vários setores envolvidos com a questão.

Três diretrizes centralizarão as discussões. São elas: 1) Estrutura e Qualificação da Oferta Turística; 2) Gestão Eficiente e Integrada da Atividade Turística; e 3) Promoção e Comercialização do Destino. A primeira diretriz se refere à estrutura turística existente e trata das ações que possam ampliá-la, diversificá-la e melhorar sua qualidade. A segunda concentra-se em gerir toda essa estrutura, mas integrando as ações e os diversos setores envolvidos. Já a terceira, tem a função de tornar o município conhecido como um destino atraente para o turismo de negócios e de lazer, utilizando todos os meios disponíveis, como a participação em feiras e eventos do setor, divulgação nas diversas mídias, construção de um site apropriado, articulação com agências de viagens etc.

Antes de chegar à audiência pública desta quinta-feira, o cronograma de ações para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município percorreu um longo trajeto, explica Marta Poggi e Borges, sócia-diretora da Strategia Consultoria Turística, empresa que desenvolve o projeto junto com a Secretaria Municipal de Turismo de Rio Claro.

De novembro de 2013 a março deste ano, foi feita a análise da oferta turística disponível no município. Na sequência, as atenções se voltaram para a realização de uma pesquisa identificativa de demandas, ouvindo turistas de negócios e lazer, trabalho que apontou a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) como principal interesse turístico dos que visitam a cidade. Posteriormente, o trabalho avançou para um diagnóstico com análise crítica dos dados levantados na pesquisa e incluiu a realização, em fevereiro, da Oficina de Planejamento Participativo, voltada a profissionais e instituições ligados ao setor turístico e que reuniu diagnósticos, propostas e reivindicações dos participantes para subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município.

A quarta e derradeira etapa na fase pré-audiência, consistiu na Análise Swot, uma ferramenta que localiza e avalia forças, fraquezas, oportunidades e ameaças num contexto de planejamento estratégico. “Através deste processo de análise tem-se um quadro amplo do objeto de estudo, com aspectos positivos, fragilidades, potenciais e eventuais gargalos que possam, de alguma forma, criar obstáculos ao desenvolvimento turístico pretendido pelo Plano”, registra a sócia-diretora de Strategia.

“A participação da sociedade e dos representantes dos setores de alimentação, hotelaria, agências de viagens, Floresta Estadual, Parque Corumbataí e da imprensa é essencial para dar sustentação e assegurar o futuro do turismo receptivo em Rio Claro, que tem grande potencial”, assinala o turismólogo da Secretaria de Turismo, Ronei Grella.  “Com comprometimento, convergência e foco neste trabalho, por parte de todos os envolvidos, certamente vamos prosperar e crescer neste aspecto que tem peso considerável na economia”, afirma o secretário de Turismo, Renê Neubauer. “A audiência desta quinta-feira será um evento importante para a finalização do Plano”, enfatiza a diretora de Turismo Tatiana Pereira da Silva.

Pular para o conteúdo