MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de julho de 2014 Esportes

Cidade japonesa colhe informações em Rio Claro para organizar Mundial de Balonismo em 2016

O prefeito da cidade japonesa de Saga, Toshiyuki Hideshima, anunciou que pretende colher informações em Rio Claro para aproveitar algumas experiências do Brasil na organização do Mundial de Balonismo. A cidade de Saga já se prepara para o Mundial do Japão, que será realizado em 2016.

Hideshima chegou quinta-feira a Rio Claro e na sexta-feira visitou a coordenação geral do Mundial de Balonismo, na Faculdade Anhanguera, onde se encontrou com o prefeito Du Altimari. Os dois dirigentes trocaram presentes e informações sobre suas cidades. A vice-prefeita Olga Salomão e o secretário de Esportes, Reginaldo Breda, também estiveram presentes. Altimari entregou um quadro com o selo criado pelos Correios para o Mundial de Balonismo em Rio Claro.

O prefeito japonês elogiou a estrutura montada por Rio Claro para receber o Mundial de Balonismo. “A localização da infraestrutura e a paisagem da cidade são muito favoráveis”, elogiou. O sistema de sinalização das salas e dos estacionamentos também chamou a atenção da comitiva japonesa.

A organização do mundial realizado em Rio Claro também agradou os participantes do campeonato. “Creio que superou a expectativa de todos”, afirmou Murilo Hoffmann, da equipe da África do Sul e praticante de balonismo há 13 anos.

A cidade de Saga é considerada o centro do balonismo na Ásia e já sediou o mundial de balonismo em duas outras oportunidades, em 1989 e 1997.

Na noite deste sábado, no encerramento e premiação do Campeonato Mundial de Balonismo, o prefeito japonês receberia a bandeira da FAI (Federação de Aerodesportes Internacional), hoje de posse do município de Rio Claro, onde está sendo realizada a 21ª edição do Mundial. A cidade de Saga foi escolhida para sediar a próxima edição do mundial, que é realizado a cada dois anos.

A escolha da cidade japonesa ocorreu em março deste ano. Na reta final, Saga concorreu com Albuquerque, cidade localizada no Novo México (EUA).

Histórico dos mundiais de balonismo

1973 – Albuquerque, Estados Unidos

1975 – Albuquerque, Estados Unidos

1977 – York, Inglaterra

1979 – Uppsala, Suécia

1981 – Battle Creek, Estados Unidos

1983 – Nantes, França

1985 – Battle Creek, Estados Unidos

1987 – Schielleiten, Áustria

1989 – Saga, Japão

1991 – St.Jean-sur-Richelieu, Canadá

1993 – La Rochette, Luxemburgo

1995 – Battle Creek, Estados Unidos

1997 – Saga, Japão

1999 – Bad Waltersdorf, Áustria

2002 – Châtellerault, França

2004 – Mildura, Austrália

2006 – Motegi, Japão

2008 – Hofkirchen, Áustria

2010 – Debrecen, Hungria

2012 – Battle Creek, Estados Unidos

2014 – Rio Claro (SP), Brasil

Pular para o conteúdo