De olho na expectativa de maior público para os desfiles das escolas de samba de Rio Claro, a Comissão Organizadora do Carnaval (COC) aumentou em 60% a quantidade de banheiros que estarão disponíveis à comunidade na passarela do samba e em outros locais de eventos carnavalescos. Enquanto no ano passado foram instalados 75 banheiros químicos, neste ano serão montados 120.
Para promover esta melhoria no atendimento ao público, a prefeitura ampliou os investimentos financeiros em 6,16%, numa comparação com os números de 2012 – considerando uma inflação no período de 5,84% e a ampliação de 75 para 120 banheiros.
O público também terá mais facilidade de acesso aos sanitários, uma vez que parte deles será colocada em áreas de serviço montadas atrás das arquibancadas e camarotes. Essa comodidade será possível devido à nova localização da passarela do samba, já que a estrutura ficará em amplo canteiro central. A outra parte dos banheiros será distribuída ao longo dos mil metros de extensão da pista por onde as escolas e blocos desfilarão, ou seja, 300 metros mais longa do que a montada ano passado, na Avenida Visconde.
A empresa Ativa Locação Ltda foi contratada pela Prefeitura de Rio Claro para fazer a instalação dos banheiros químicos no Carnaval deste ano. O valor investido é de R$ 84 mil num contrato que inclui o transporte das cabines aos locais de eventos, fornecimento de desinfetante, papel higiênico e demais suprimentos. A empresa também fará a retirada de efluentes e a higienização das cabines, que ficarão à disposição do público presente aos desfiles das escolas e blocos nos dias nove, 10 e 12 de fevereiro na rua 3-A. Os banheiros também serão instalados em outros eventos como a apresentação da Esquina do Samba, no dia oito de fevereiro, e o show na praça Dalva de Oliveira, no dia 11.