MENU

accessible_forward Acessibilidade
14 de novembro de 2012 Turismo

Desfiles do carnaval vão acontecer na Rua 3-A

Rio Claro terá novidades para o carnaval 2013. Após anos de desfiles realizados na Avenida Visconde do Rio Claro, as escolas de samba e blocos vão encantar o público em novo local no ano que vem. A Rua 3-A, entre as Avenidas 80-A e 50-A, trecho que passa pelo Jardim Arco-íris e Jardim América, foi o escolhido para ser a nova “passarela do samba”, em caráter de teste. “Precisamos ver como será o carnaval ali na prática, mas estamos entusiasmados pela série de vantagens que o local oferece em relação à Visconde”, comenta o prefeito Du Altimari.

Segundo o prefeito, já não é mais possível utilizar a Visconde para a realização dos desfiles carnavalescos. “A cidade cresceu e os transtornos causados com os desfiles ali, incluindo a interrupção de trânsito em parte nevrálgica da região central do município, estavam insustentáveis”, explica. “Sem falar que a Visconde sempre dificultou a evolução das escolas de samba na avenida, por se tratar de uma via curva, problema que se acentuou em função do grau de profissionalismo e de sofisticação que as agremiações vêm apresentando nos últimos anos”, completa.

O Secretário Municipal de Administração, José Renato Gonçalves, presidente da Comissão Organizadora do Carnaval 2013, nomeada em decreto do prefeito publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (14), afirma que a mudança proposta foi bem recebida pela União das Escolas de Samba da Cidade Azul (Uesca), entidade que congrega as agremiações carnavalescas de Rio Claro. “A retirada dos desfiles da Visconde é necessária, e acreditamos que a mudança para a Rua 3-A tem tudo para funcionar”, comenta, frisando, contudo, que se trata de uma experiência.

Além de ter um traçado mais apropriado a desfiles – que acontecerão ao longo de 800 metros na via – o trecho da Rua 3-A escolhido para receber os desfiles do ano que vem apresenta uma série de outras facilidades. “Não será necessário interditar o trânsito para a montagem e desmontagem de arquibancadas e camarotes”, explica Gonçalves, acrescentando que a interdição da via, diferente de como era até este ano, só será feita durante os dias de desfiles. “Estamos conversando com o setor de Mobilidade Urbana para que seja traçado um itinerário alternativo aos veículos pesados enquanto a via estiver interditada, nos dias de apresentação das escolas de samba”, prossegue.

Outra vantagem é que ficará mais prático para as escolas de samba acomodar os carros alegóricos entre o dia dos desfiles competitivos e desfile das escolas campeãs, devido ao grande espaço existente no terreno paralelo àquele trecho da Rua 3-A.

Comissão

Os preparativos para o carnaval 2013 em Rio Claro já estão em andamento. O prefeito Du Altimari está nomeando, em decreto publicado nesta semana no Diário Oficial, os membros da Comissão Organizadora da próxima festa carnavalesca. “Estamos trabalhando para que questões importantes dos desfiles e da festa em geral estejam bem encaminhadas até o final do ano”, comenta José Renato Gonçalves, ressaltando a importância do carnaval dentro do calendário de eventos do município e grande receptividade do público ano a ano.

Além do Presidente, José Renato Gonçalves, estão sendo nomeados para a comissão Renê Neubauer (coordenador geral), Luiz Carlos Rezende (diretor de infraestrutra) e Vagner Crivellari (diretor de carnaval), além dos membros José Gustavo Viegas Carneiro (segurança), José Roberto Reginatto (orçamento/finanças), Ivan Falcão De Domênico (infraestrutura), Davidson Cardozo Camas (patrocínio/captação de recursos), João Antônio Parente (serviços gerais), Augusto Parente (logística), Gustavo Perissinoto (presidente da Comissão de Apuração), José Maria Chiossi (esquematização do trânsito e sinalização), Carlos Alberto Teixeira de Lucca (manutenção) e Tássia Espego (imprensa).

Pular para o conteúdo