O prefeito Du Altimari anunciou que o Carnaval 2014 será no mesmo local utilizado neste ano pela Prefeitura, na Rua 3-A, no bairro Jardim América. “Ouvimos várias opiniões, inclusive das escolas de samba e blocos, conversamos com muita gente que participou dos desfiles, e tomamos a decisão de manter o carnaval neste novo local”, afirma o prefeito.
Segundo Altimari, a Prefeitura estuda duas possibilidades: o deslocamento para o canteiro central entre a Rua 3-A e a Avenida Brasil, onde se construiria uma estrutura permanente em alvenaria; ou a permanência da passarela do samba na Rua 3-A, que seria duplicada. Qualquer que seja a opção escolhida, as melhorias e infraestrutura que serão providenciadas atenderão a comunidade durante todo o ano, não apenas no período de carnaval.
“O certo é que a Rua 3-A passou no teste como novo local para o desfile do carnaval de Rio Claro”, afirma o Du Altimari. A definição da 3-A como local novo também ganhou a aprovação dos presidentes das escolas de samba.
Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, o comando da Polícia Militar de Rio Claro afirma que “a região escolhida este ano favoreceu o planejamento e a execução do policiamento, facilitando a mobilidade das viaturas policiais, o trânsito dos veículos e pedestres que fluiu normalmente sem qualquer congestionamento fora do normal para época e sem tumultos”.
Osvaldo Aparecido Geniselli, presidente da escola A Casamba, disse que “a nova passarela é excelente” e explicou: “O trajeto reto favoreceu a evolução da escola e proporcionou que o som da bateria pudesse ser ouvido a uma distância maior. Para o próximo ano o indicado seria que a passarela fosse mantida na Rua 3-A. O local apresentou boa afluência de público, que prestigiou o carnaval e compareceu aos desfiles”.
Para Welson Camargo, presidente da Samuca, alguns ajustes são necessários, mas o local é o mais indicado para os desfiles das escolas: “Como teste foi uma experiência muito legal, porém alguns ajustes devem ser feitos para o próximo ano. A largura da pista deveria ser ampliada e o sistema de som aperfeiçoado. Apesar destes detalhes, a passarela do samba está aprovada e certamente é melhor do que a Avenida Visconde, sendo o local mais indicado para os desfiles de carnaval de 2014”.
O presidente da Escola de Samba Grasifs, Ari Carlos Rios, também se manifestou favorável ao novo local: “A pista na Rua 3-A é um local muito melhor do que a Avenida Visconde. Com alguns ajustes, especialmente em relação à largura da pista, sou favorável à mudança definitiva para a Rua 3-A, preferencialmente no canteiro central. O novo local favoreceu a concentração e a dispersão das escolas, e também facilitou o controle do tempo na evolução durante o desfile. Acho que o público também ganhou com a mudança, pois conseguiu ver as escolas de samba do começo ao fim, sem curvas”.
O presidente da UVA, Jorge Leandro Rodrigues, afirma que a Rua 3-A foi melhor que na Visconde e que o fator ‘novidade’ proporcionou um desfile positivamente diferente. “A mudança foi muito válida e o trajeto reto realmente fez a diferença para o desfile de nossa escola”, afirma. Outro aspecto positivo para o presidente da UVA foi a praticidade em relação ao deslocamento dos carros alegóricos do barracão da agremiação para a avenida. “O novo local de desfiles ainda teve a vantagem de facilitar esse aspecto da organização de nosso desfile”, completa.