Congestionamentos, ruas próximas completamente tomadas por veículos da cidade e da região, céu azul de brigadeiro, milhares de pessoas entre adultos e crianças esquadrinhando o horizonte, procurando divisar a aproximação dos aviões. Os rio-clarenses se sentiram privilegiados ao assistirem as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça, que permaneceu por mais de 30 minutos evoluindo sob o sol da tarde de sábado (11), num dos momentos mais especiais do mês de aniversário de Rio Claro.
Por volta das 15 horas, uma hora antes da chegada da Esquadrilha, o movimento de veículos e pessoas que se dirigiam a pé ao aeroporto já era intenso. Mas ruas de acesso à Avenida 29 e nas marginais desta, que corre paralela ao aeroporto de Rio Claro, local mais apropriado para observar o espetáculo, o trânsito era moroso e todas as vagas de estacionamento já estavam praticamente ocupadas.
Quem esteve lá, viu um dos melhores shows aéreos do mundo, orgulho da aviação brasileira. Vôos rasantes, formações com sete, três e dois aviões, em acrobacias belíssimas e arrojadas, dividiram com vôos solos as atenções do público. Os velozes A-29 Super Tucano, fabricados pela Embraer, seguiam, um a um, para as alturas, de onde se soltavam, motores desligados, como folhas, em piruetas arriscadas. Animado por oficiais da Aeronáutica, que narravam, do chão, todos os movimentos que seriam feitos pelas aeronaves, o público festejava a Esquadrilha e seus pilotos.