Rio Claro realiza de 17 a 20 de outubro a 39ª Festa das Nações, que neste ano homenageia a Alemanha. Comidas típicas de diferentes países, feira de artesanato e intensa programação artística marcarão os quatro dias de festa. O evento será realizado na antiga estação ferroviária e é aberto ao público.
“Já que 2013 é o ano da Alemanha no Brasil decidimos pela homenagem e, para isso, a festa contará com portal de entrada semelhante ao Portal de Brandenburgo, monumento símbolo daquele país”, comenta Renê Neubauer, secretário de Turismo, acrescentando que o cônsul da República Federal da Alemanha também irá participar do evento.
Organizada pela prefeitura, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Turismo, a festa terá 25 barracas comandadas por entidades e agremiações da cidade que terão no cardápio comidas típicas de 19 países representados, além das Nações Unidas. “O público certamente encontrará um ambiente de muita alegria e com muitas opções gastronômicas”, afirma Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social.
A animação do evento inclui shows temáticos, músicas folclóricas e danças típicas, com destaque para a apresentação do casal tricampeão mundial de salsa pelo World Open Salsa, Carine e Rafael.
“Em relação às edições anteriores, a produção do evento manteve sua qualidade e aumentou o número de atrações”, comenta o secretário. “Neste ano se apresentam mais grupos de dança de outras localidades e mais bandas de estilos e gêneros diferentes”, conclui.
Com shows de música e dança nas quatro noites, a Festa das Nações começa às 19 horas. No domingo a festa tem início às 11 horas, com opção ao público de saborear já no almoço a diversificada culinária.
Estarão representados na Festa das Nações: África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Islândia, Itália, Japão, México, Noruega, Portugal, Rússia, Suíça e Uruguai.